Roda de Diálogo marca o início das atividades do curso de Pedagogia na Ufersa Angicos

Reconhecimento 13 de julho de 2017. Visualizações: 2344. Última modificação: 13/07/2017 17:27:14

Professores e alunos do novo curso de Pedagogia da Ufersa Angicos / Foto Marília Trindade

Após 4 anos de preparação e de muito empenho, o Campus da Ufersa em Angicos realizou oficialmente nesta quarta, dia 12, a Aula Magna do novo curso de Pedagogia, que está funcionando com a primeira turma desde o último dia 26 de junho quando foi iniciado o semestre letivo na Universidade. O evento aconteceu no Auditório do Campus reuniu professores, técnicos e todos os estudantes matriculados no novo curso. Entre as autoridades, estavam presentes o Reitor, o professor José de Arimatea de Matos; a Secretária Estadual de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa; a Secretária de Educação de Angicos, a professora Francisca Ramos Lopes; e representantes de Sindicatos e Associações Rurais e de Educação.

Autoridades acompanhando a Aula Inaugural de Pedagogia em Angicos / Foto Marília Trindade

Na mesa de abertura dos trabalhos, a Coordenadora do novo curso, a professora Rita Diana Freitas Gurgel, falou que a Pedagogia de Angicos segue os princípios da base do educador Paulo Freire que iniciou os trabalhos de educação popular na cidade há mais de 50 anos. E por falar em Paulo Freire todo o ambiente da Aula Magna foi pensado e decorado com o legado do educador. Faixas e cartazes traziam os ensinamentos do mestre com lições sobre conscientização, ética, diálogo, cuidado e zelo com a educação.

A marca da Pedagogia da Ufersa também será a da transformação e da inclusão. E isso já foi observado com a entrada de alunos com deficiências físicas. O jovem João Paulo Costa é cego. Chegou à Ufersa para cursar Pedagogia e mostrar que é capaz de contribuir com o curso e com a educação brasileira. O jovem já mostrou desenvoltura tocando o Hino de Angicos no teclado e foi bem aplaudido. A interpretação foi acompanhada  pelos também alunos Karla Jakcilene Nascimento e Luan.

João Paulo Costa, aluno cego, estudante de Pedagogia / Foto Marília Trindade

O Diretor do Campus da Ufersa em Angicos, o professor Araken Medeiros Santos, deu as boas vindas parabenizando os envolvidos com a implantação do curso e mostrou a importância da união de todos mesmo diante da diferença de áreas de conhecimento. “Alguns aqui, as vezes usam como argumentos que temos realidades de áreas de conhecimento tão diferentes que o diálogo se torna difícil, mas Paulo Freire nos ensinou que é da existência do antagônico, do diferente mais radical, que eu aprendo. Assim a chegada desse curso nos traz a oportunidade de ampliar a existência de profissionais da área de humanas nessa instituição”, comentou o professor Araken.

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, encerrou os discursos como anfitrião enaltecendo a importância da Pedagogia em Angicos e esclarecendo que o curso já inicia com todos os seus docentes doutores. O Reitor também mostrou a grande procura pelo novo curso. “Foram mais de 650 candidatos inscritos que participaram da primeira seleção para o curso de Pedagogia objetivando uma das 40 vagas disponibilizadas. Ficamos felizes com a procura porque mostra que temos uma demanda na região e vamos conseguir atender. Outra fator positivo é que o curso de Pedagogia aqui de Angicos é o curso do Campus local que tem o maior número de estudantes da cidade”, comemorou o Reitor.

Após a abertura dos trabalhos, a Coordenadora do Curso, a professora Rita Diana, comandou uma Roda de Diálogo com a participação de doutores em educação popular e de Jovens e Adultos. Participaram os professores Timothy Ireland, Marcos Guerra e Betânia Ramalho.

Participantes da Roda de Diálogo / Foto Marília Trindade