Aluno do Curso de Engenharia de Pesca da Ufersa é premiado em evento nacional

Reconhecimento 12 de julho de 2017. Visualizações: 2943. Última modificação: 13/07/2017 12:11:06

Cláudio Giovanio da Silva foi agraciado com o segundo lugar na categoria Apresentação em Painel da Graduação | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

No período de 19 a 23 de junho deste ano ocorreu no Centro de Exposições da Ufersa – Expocenter o XXV Encontro Brasileiro de Malacologia e III Simpósio Latino-Americano de Jovens Taxonomistas.  Durante a programação científica os participantes de cada EBRAM têm seus trabalhos avaliados e concorrem ao “Prêmio de Estímulo à Investigação Científica Professor Maury Pinto de Oliveira”.

Nesta categoria são premiados os três melhores pôsteres e as três melhores apresentações orais de estudantes, nas categorias graduação e pós-graduação. Os trabalhos premiados recebem uma medalha, um diploma da premiação e a inscrição para o XXVI EBRAM que será realizado em Juiz de Fora em 2019.

Durante o XXV EBRAM, o estudante do Curso de Engenharia de Pesca da Ufersa, Cláudio Giovanio da Silva, foi agraciado com o segundo lugar na categoria “Apresentação em Painel da Graduação”, com o trabalho intitulado: “Protozoário parasita Perkinsus sp. (Levine, 1978) infectando ostras de mangue nativa da costa do Rio Grande do Norte (Nordeste do Brasil)”. Este trabalho foi desenvolvido em parceria com os laboratórios de Moluscos (LABMOL) e de Sanidade Aquática (LASA) da Ufersa.

A edição deste ano do evento contou com a publicação de 14 resumos envolvendo o táxon Mollusca, desenvolvidos pelos estudantes da Ufersa de vários grupos de pesquisa da instituição, principalmente do Laboratório de Moluscos e Laboratório de Ecologia Marinha.

Desde sua criação, em 2010, o Laboratório de Moluscos vem participando de eventos nacionais e internacionais com trabalhos na área de Biodiversidade e Recurso Pesqueiro da malacofauna potiguar, contribuindo pra difundir esta área de pesquisa da Ufersa no cenário nacional. “O LABMOL atende principalmente os cursos de Engenharia de Pesca e Ecologia, contudo estar aberto ao desenvolvimento de outras linhas de pesquisas que envolvam o estudo de moluscos na região semiárida nordestina”, ressalta a Professora. Inês Martins, coordenadora do Laboratório.