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Comunicação

Colóquio finaliza Especialização em Atendimento Educacional Especializado

Pesquisa 4 de julho de 2017. Visualizações: 2042. Última modificação: 04/07/2017 14:24:09

I Colóquio em AEE reuniu alunos, professores, tutores e orientadores da especialização | Foto: Mikael de Meneses/NEaD/Ufersa

O curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado – AEE ofertado pela Universidade Federal Rural Semi-Árido – Ufersa, por meio do Núcleo de Educação a Distância – NEaD, promoveu no último sábado, dia 1 de julho, a primeira edição do Colóquio em AEE com a participação dos alunos, professores, tutores e orientadores da especialização. A iniciativa também contemplou as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs, além de palestras e discussões sobre a temática.

Grupo Quarteto Órum (NUEM/Ufersa) durante abertura do I Colóquio em AEE | Foto: Mikael de Meneses/NEaD/Ufersa

A programação do Colóquio foi iniciada pela manhã, às 8h30, com a apresentação cultural do grupo Quarteto Órum, do Núcleo de Ensino de Música – NUEM/Ufersa, que antecedeu a composição da mesa solene e a conferência ministrada pelo professor doutor Jefferson Fernandes Alves, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, sobre a temática “Atendimento Educacional Especializado: políticas e práticas”.

Mesa solene da abertura do I Colóquio em AEE | Foto: Mikael de Meneses/NEaD/Ufersa

Na sequência, os estudantes concluintes do curso de formação foram divididos em dois grupos para socialização das pesquisas defendidas nos TCCs durante o cronograma previsto para à tarde com a apresentação dos banners. Para fechar a programação acadêmica do evento, o coordenador e professor do curso, o fonoaudiólogo Me. Francisco Varder Braga Junior, liderou a mesa redonda em discussão sobre a trajetória e perspectiva da Formação em AEE.

O evento tem como objetivo consolidar os conhecimentos e as práticas construídas ao longo do curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado entre os professores, tutores, orientadores e alunos, mediante a produção científica dentro dos pressupostos da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva que norteia o Atendimento Educacional Especializado – AEE nas salas de recursos multifuncionais nas escolas de ensino regular comum. Segundo o coordenador, “o Colóquio também contribuiu para a busca de evidências científicas e construção de novas possibilidades na educação das pessoas com deficiência, além de promover a política de formação continuada, reafirmando a necessidade da continuidade de investimentos e incentivos nesta área”, defende Varder Braga.

Sobre o curso

Professor Jefferson Fernandes Alves (UFRN) em conferência durante o I Colóquio que fecha as ações da Especialização em AEE | Foto: Mikael de Meneses/NEaD/Ufersa

O curso de Especialização em AEE da Ufersa foi ofertado em meados de 2016 e recebeu mais de 900 inscrições de candidatos as 100 vagas oportunizadas. As aulas iniciaram em agosto do ano passado e, dos 100 selecionados, 91 profissionais da educação concluíram as atividades e receberam formação com status de (89) especialistas e (2) de aperfeiçoamento.

Ao longo do curso, a turma teve contato com conteúdos em Educação a Distância e Tecnologias Assistivas, AEE com foco em deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superprodução, além de Metodologia da Pesquisa Científica, orientação e seminário de integração. Ao todo, foram 360 horas de aulas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Ufersa na Plataforma Moodle.

A abordagem interdisciplinar dos conteúdos foi considerada durante todo o percurso, de forma que todos os componentes curriculares se complementassem e perpassem os temas abordados em cada unidade. Esse, por sinal, é um dos pontos importante da formação destacado pela psicóloga Glaudênia Alves, que atuou como tutora da turma. “Foi um período de uma experiência muito rica para todos os envolvidos, sobretudo porque todo o conteúdo teórico apresentado ao longo da formação era enriquecido com a experiência que cada estudante agregava da sua trajetória na Escola. O Curso de Especialização em AEE cumpre uma missão renovadora na formação desses profissionais, que seguirão contribuindo de forma muito mais capacitada e transformadora para uma Educação de qualidade e Inclusiva”, comenta a psicóloga.

À distância, mas todos juntos!

A turma de Especialização em AEE fora formada por educadores de diversos Estados do Brasil. A turma se reuniu no Colóiquio para apresentar as pesquisas na área | Foto: Mikael de Meneses/NEaD/Ufersa

Esta já é a segunda experiência da Ufersa em AEE. A primeira fora em 2015 com o curso de aperfeiçoamento e a terceira já está assegurada. O coordenador do curso, Varder Braga, antecipa que o Ministério da Educação – MEC convidou a Instituição a permanecer atuando na formação continuada para os professores da Educação Básica. “Devido aos bons resultados das experiências anteriores, o MEC nos convidou juntamente com mais 4 Universidades Federais e, ainda neste ano, ofertaremos o curso de aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista”.

Como professores, vivemos na pele o sermos estudante, o que seremos eternamente!

Cláudia Roberto, doutoranda e concluinte da especialização
Todas essas turmas dos cursos de AEE são destinadas aos profissionais do Magistério da Educação Básica da Rede Pública de Ensino de todo o Brasil, ofertadas na modalidade à distância através do Núcleo de Educação a Distância – NEaD da Ufersa, a partir do fomento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC.

Esta última turma que conclui os estudos, por exemplo, contou com profissionais da Educação do Estado da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte. Cláudia Roberto, aluna do curso da especialização e doutoranda em outra instituição, é professora do AEE no Estado do Rio Grande do Norte e comenta sobre sua felicidade pelos ensinamentos e experiências compartilhadas com uma turma de colegas à distância. “Agradeço a todos por todo aprendizado, desenvolvimento pessoal e profissional. Como professores, vivemos na pele o sermos estudante, o que seremos eternamente, afinal somos feitos da incompletude humana”, lembra ela, complementando que “nunca pensei que uma EaD fosse tão boa assim (…) no sentido de que foi nesse grupo que nos encontramos e fizemos nossa história”.

Varder Braga, professor e coordenador da especialização, durante apresentação dos trabalhos no Colóquio | Foto: Mikael de Meneses/NEaD/Ufersa

EM NÚMEROS

927 inscritos na seleção para compor a turma;
100 educadores selecionados;
360 horas de aula;
10 componentes curriculares com foco no AEE;
89 especialistas formados;
2 concluintes com status de aperfeiçoamento;
5 Universidades Federais convidadas pelo MEC para continuar a formação aos professores da Educação Básica da rede pública. Ufersa é uma delas;
4 cursos são ofertados pela Ufersa na modalidade à distância.

SAIBA MAIS

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Saiba mais sobre o NEaD da Ufersa
Conheça a política de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC

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