Professor da Ufersa é destaque na Áustria em reportagem sobre pesquisa no Brasil

Pesquisa 19 de junho de 2017. Visualizações: 2640. Última modificação: 19/06/2017 17:21:48

Reprodução do site do jornal Die Presse com reportagem sobre professor da Ufersa

O jornal “Die Presse”, um dos maiores periódicos da República da Áustria, iniciou uma série de reportagens sobre pesquisadores austríacos que desenvolvem atividade científica longe do seu País. A primeira edição da série mostra a trajetória do professor Michael Hrncir, professor efetivo na Universidade Federal Rural do Semi-Árido na área de ciências animais.

A reportagem “In der Ferne forschen”, em tradução livre para “Pesquisar longe de casa”, ocupa o espaço de uma página inteira na edição do dia 10 de junho, com destaque para uma foto panorâmica do Campus Sede da Ufersa, em Mossoró, e ainda um perfil com o currículo do pesquisador da Ufersa. O texto está assinado pela Dra. Veronika Schmidt, que contextualiza o sistema de ciências no Brasil, apresenta o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a motivação dos estudantes para fazer pesquisa e ainda mostra os desafios de um professor para desenvolver pesquisas no Nordeste brasileiro.

O destaque da reportagem, no entanto, é destinado ao trabalho do professor Michael Hrncir, que se dedica aos estudos de Abelhas Sem Ferrão. Com expertise na área das ciências animais, Hrncir percorreu sua formação acadêmica na Universidade de Viena, Áustria, graduando-se em Biologia (1996), Mestrado em Zoologia (1998), doutorado em Fisiologia (2003).

Ainda na mesma Instituição, cursou Pós-Doutorado no Departamento de Neurobiologia e Cognição (2006). Já no Brasil, concluiu o seu segundo Pós-doutorado pelo Departamento de Biologia da Universidade de São Paulo – USP, em 2010. Neste mesmo ano, ingressa na Federal Rural do Semi-Árido, na qual, atualmente, é Professor Adjunto III lotado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS.

Na Ufersa, o professor Hrncir é responsável pelas disciplinas de Ecologia Comportamental e Ecofisiologia Animal e vem se dedicando à pesquisa com Abelhas Sem Ferrão, Mecanismos de Comunicação, Estratégias de Forrageamento, Competição, Ecologia Sensorial e Ecofisiologia.

Acesse a página da reportagem publicada no jornal Die Presse
Baixe a reprodução da página impressa com a reportagem “In der Ferne forschen”.