Ufersa leva aos profissionais de Porto do Mangue capacitação sobre Zoonoses

Extensão 5 de junho de 2017. Visualizações: 891. Última modificação: 05/06/2017 15:25:48

A Ufersa levou na primeira semana deste mês de junho à cidade de Porto do Mangue um curso de capacitação em Zoonoses, coordenado pelo professor Alexandro Iris Leite, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS, e com palestras dos Médicos Veterinários discentes do Programa de Residência em Medicina Veterinária da Ufersa.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Porto do Mangue e Universidade. No total, participaram do curso 40 profissionais entre Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Controle de Endemias, fiscais da Vigilância Sanitária e profissionais da Estratégia Saúde da Família.

O curso teve como objetivo oferecer informações sobre as principais enfermidades comuns entre o homem e os animais – zoonoses – com destaque àquelas de maior relevância para a realidade local e o Semiárido, objetivando o controle e prevenção.

A equipe organizadora explica que as mudanças no comportamento social e demográfico da população, assim como as alterações ambientais tem influenciado de forma marcante a interface homem-animal, favorecendo ao aparecimento e/ou ressurgimento de enfermidades como as zoonoses e endemias transmitidas por vetores que representam um desafio em saúde pública.

A formação e a capacitação para o reconhecimento e controle destas doenças se revestem da maior importância, pois permitem as ações de promoção e vigilância para se evitar a ocorrência e disseminação das mesmas.

Os participantes conferiram informações sobre aspectos gerais e definição sobre as zoonoses e endemias transmitidas por vetores – interação homem x animais; Raiva: ciclo urbano, rural e silvestre; Leishmaniose Visceral (Calazar); Animais Peçonhentos (Serpentes, Aranhas e Escorpiões); Larva Migrans Visceral e Cutânea; Dengue / Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela; Doença de Chagas; Teníase / Cisticercose; Toxoplasmose; Leptospirose e controle de Roedores; e as principais zoonoses dos animais de produção (Brucelose, Aftosa e Tuberculose).

Curso Zoonose ministrado pela Ufersa na cidade de Porto do Mangue