Professores e estudantes lembram o Dia da África com palestras na Ufersa

Reconhecimento 26 de maio de 2017. Visualizações: 710. Última modificação: 26/05/2017 10:18:09

Comemorações pelo Dia da África na Ufersa / Foto cedida

Foi um sucesso a comemoração alusiva ao Dia da África na Ufersa. Este foi o balanço da Organização do evento. O Coletivo NEGRAS – Núcleo de Estudos de Gênero, Relações Étnicorraciais, Aprendizagens e Saberes – da Ufersa, promoveu nesta quinta uma Roda de Conversa sobre o tema “Histórias cruzadas: o que o Brasil tem de África?”.

Proclamada a Organização de Unidade Africana (OUA), em 25 de Maio de 1963, este dia tornou-se a data internacional da África / Foto cedida

Segundo a coordenadora do Núcleo NEGRAS, a professora Ady Canário, o objetivo do encontro foi possibilitar à comunidade o conhecimento sobre a cultura africana e a promoção de reflexões acerca do estudo da temática nos sistemas de ensino.

Participaram do encontro o professor Cléryston Rafaell Wanderley de Medeiros, do Departamento de História da UERN, o estudante de Filosofia, Súllivam Marques Leite, e a professora Ana Maria Morais Costa. A parte cultural do encontro ficou por conta da participação da atriz Lenilda Sousa e do ator Nonato Santos.O destaque foi para a participação da turma de História da Escola Municipal Senador Duarte Filho de Mossoró, que lotou o auditório da Biblioteca. Entre os temas, os participantes abordaram religião, inclusão, conquistas e desafios dos africanos pelo mundo.

Proclamada a Organização de Unidade Africana (OUA), em 25 de Maio de 1963, este dia tornou-se a data internacional da África. A OUA foi instituída por chefes de estados africanos com o objetivo de libertar o continente do colonialismo e da segregação racial.