Estudantes usam o teatro para explicar as patologias em Medicina Veterinária

Estudante 26 de maio de 2017. Visualizações: 2498. Última modificação: 27/05/2017 08:28:30

O teatro foi uma espécie de prova final da disciplina de Patologia Clínica do curso / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Personagem da Hemácia na peça / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Um show de teatro e de interpretação! Durante algumas horas da tarde desta quinta, alguns alunos do curso de Medicina Veterinária trocaram os trajes de estudantes por vestes de atores. O teatro foi uma espécie de prova final da disciplina de Patologia Clínica do curso. Sempre ao fim de cada semestre, os alunos montam uma apresentação teatral com o objetivo de encenar os conhecimentos adquiridos, na disciplina, ao longo do semestre letivo. Vinte estudantes participaram da apresentação. Entre as personagens, destacaram-se a cadela “Cebolinha”, o dono, a curandeira, o carrapato, a hemácia, a medula, entre outras.

O roteiro e montagem da peça leva ao público conteúdo ministrado na disciplina, como, por exemplo, interações celulares, respostas do organismo de um animal quando é infectado por algum micro-organismo potencialmente patogênico. Você já se perguntou como os órgãos interagem entre si para manter o organismo em equilíbrio frente às mais diversas situações ou ainda porque em algumas dessas situações o animal consegue debelar o agente agressor e em outras não obtêm o mesmo sucesso? São questões do conteúdo programático da disciplina encenados na peça.

A professora Michelly Fernandes de Macedo é a responsável pela disciplina e explica que o objetivo é aprimorar o conhecimento técnico dos discentes sobre os assuntos abordados em sala de aula e no laboratório, fazendo os alunos perceber o conteúdo sob outra ótica. E por falar na docente, na apresentação a professora também foi homenageada com a personagem de “Michelly Barbada”, onde um aluno se fantasiou para ilustrar a peça.

No final, os alunos arrancaram risos e aplausos da plateia e foram aprovados com sucesso na disciplina.

Teatro Patologia Clínica da Medicina Veterinária / Foto Eduardo Mendonça
Professora Michelly Fernandes / Foto Eduardo Mendonça