Estudantes de Patologia Clínica do curso de Veterinária montam teatro com conteúdos da disciplina

Estudante 25 de maio de 2017. Visualizações: 1758. Última modificação: 25/05/2017 10:12:20

Estudantes do curso de Medicina Veterinária da Ufersa elaboram peça de teatro sobre conteúdos da disciplina durante edição 2016

Os estudantes matriculados na disciplina de Patologia Clínica do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) sempre ao fim de cada semestre montam uma apresentação teatral com o objetivo de encenar os conhecimentos adquiridos, na disciplina, ao longo do semestre letivo.

O roteiro e montagem da peça leva ao público conteúdo ministrado na disciplina, como, por exemplo, interações celulares, respostas do organismo de um animal quando é infectado por algum micro-organismo potencialmente patogênico. Você já se perguntou como os órgãos interagem entre si para manter o organismo em equilíbrio frente às mais diversas situações ou ainda porque em algumas dessas situações o animal consegue debelar o agente agressor e em outras não obtêm o mesmo sucesso? São questões do conteúdo programático da disciplina encenados na peça.

A professora Michelly Fernandes de Macedo é a responsável pela disciplina e explica que o objetivo é aprimorar o conhecimento técnico dos discentes sobre os assuntos abordados em sala de aula e no laboratório, fazendo-os perceber o conteúdo sob outra ótica. “Nessa situação, eles têm que entender como essas dinâmicas celulares acontecem e, qual a melhor maneira de transmitir ao público que prestigia o evento, o que aprenderam, adaptando a linguagem e utilizando elementos artísticos, como a música, a encenação, figurino e texto”.

A iniciativa já vem sendo desenvolvida há dois anos e, para este ano, a montagem do teatro contará com a participação de 20 estudantes. “Minha percepção tem mostrado que a relação dos alunos com o assunto abordado passa a ser diferente e mais proveitosa. Isso tem contribuído inclusive para a melhoria do rendimento dos discentes”, relata a professora Michelly Fernandes sobre a experiência de mesclar conhecimento e teatro.