Os estudantes matriculados na disciplina de Patologia Clínica do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) sempre ao fim de cada semestre montam uma apresentação teatral com o objetivo de encenar os conhecimentos adquiridos, na disciplina, ao longo do semestre letivo.
O roteiro e montagem da peça leva ao público conteúdo ministrado na disciplina, como, por exemplo, interações celulares, respostas do organismo de um animal quando é infectado por algum micro-organismo potencialmente patogênico. Você já se perguntou como os órgãos interagem entre si para manter o organismo em equilíbrio frente às mais diversas situações ou ainda porque em algumas dessas situações o animal consegue debelar o agente agressor e em outras não obtêm o mesmo sucesso? São questões do conteúdo programático da disciplina encenados na peça.
A professora Michelly Fernandes de Macedo é a responsável pela disciplina e explica que o objetivo é aprimorar o conhecimento técnico dos discentes sobre os assuntos abordados em sala de aula e no laboratório, fazendo-os perceber o conteúdo sob outra ótica. “Nessa situação, eles têm que entender como essas dinâmicas celulares acontecem e, qual a melhor maneira de transmitir ao público que prestigia o evento, o que aprenderam, adaptando a linguagem e utilizando elementos artísticos, como a música, a encenação, figurino e texto”.
A iniciativa já vem sendo desenvolvida há dois anos e, para este ano, a montagem do teatro contará com a participação de 20 estudantes. “Minha percepção tem mostrado que a relação dos alunos com o assunto abordado passa a ser diferente e mais proveitosa. Isso tem contribuído inclusive para a melhoria do rendimento dos discentes”, relata a professora Michelly Fernandes sobre a experiência de mesclar conhecimento e teatro.