Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Periódico Científico Acta Veterinaria Brasilica da Ufersa completa 10 anos

Pesquisa 23 de maio de 2017. Visualizações: 2040. Última modificação: 24/05/2017 09:15:06

A Acta Veterinaria Brasilica, periódico científico editado por docentes da Ufersa e de instituições nacionais e internacionais, completou nesta semana 10 anos de fundação e de muitas publicações. O periódico foi lançado em 2007 com a sua primeira edição disponibilizada à comunidade científica no dia 21 de maio. Nessa primeira década de atividades, a revista já conseguiu publicitar 520 manuscritos de pesquisadores do Brasil e do exterior.

Atualmente a revista conta com uma equipe de 11 editores e mais 4 colaboradores que cuidam da formatação, revisão e edição. São publicados artigos científicos inéditos versando sobre todas as áreas de interesse da Medicina Veterinária e áreas afins. A professora Michelly Fernandes de Macedo, do Centro de Ciências Agrárias, é a editora-chefe do periódico desde novembro de 2013. Segundo ela, a revista avançou muito nos últimos anos, principalmente na classificação de periódicos promovida pela Capes, saindo da posição B4, quando assumiu a editoria, para B2 em Ciências Agrárias e Ciências Ambientais, segundo última atualização do Qualis.

Outra conquista importante, implementada pela nova equipe de editoração, é que em seu último número, publicado em março deste ano, todos os trabalhos foram disponibilizados à academia na língua inglesa. Neste sentido, a Acta Veterinaria Brasilica caminha a passos largos rumo à internacionalização, atingindo maior alcance das informações publicadas, garantindo mais acessos e interesse de pesquisadores internacionais.

Para a professora Michelly, as publicações em língua inglesa dão visibilidade à revista e à própria Ufersa que passa a ser reconhecida internacionalmente pela qualidade das suas publicações . “As publicações científicas promovidas pelos periódicos podem ser o melhor cartão de visitas de uma instituição de ensino superior”, explica.

A professora Michelly Fernandes de Macedo, do Centro de Ciências Agrárias, é a editora-chefe do periódico desde novembro de 2013 / Foto Eduardo Mendonça Assecom

O que também é essencial para o sucesso da publicação, segundo a professora, são os indexadores, principalmente os internacionais, e a Acta conta hoje com uma lista expressiva deles, que passaram a incluir a revista em suas bases de dados. Quanto aos desafios, a professora Michelly diz que a revista e sua equipe instituíram como objetivo para os próximos anos ampliar as políticas de internacionalização e, consequentemente, a divulgação do periódico, bem como, de suas áreas.

Em Junho, a docente e a professora Ana Carla Diógenes, editora adjunta, irão participar de um evento nacional de editores científicos em São Paulo. Este evento objetiva capacitar os editores envolvidos na gestão de periódicos científicos com temas fundamentais para uma publicação científica de qualidade. “Esperamos melhorar nosso conhecimento sobre o trabalho de editoração nos aprimorando cada vez mais para enfrentar os desafios impostos pela comunidade científica, e assim disponibilizar manuscritos de maior impacto para pesquisadores nacionais e internacionais”, afirma a Professora Michelly.

A Acta Veterinaria Brasilica tem publicação trimestral com 15 manuscritos disponibilizados por edição. A próxima publicação está prevista para o mês de junho.

Conheça a Equipe Editorial da Revista:

EDITORA-CHEFE

Profa. Dra. Michelly Fernandes de Macedo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA, Brasil

EDITORA-ADJUNTA

Profa. Dra. Ana Carla Diógenes Suassuna Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brasil

EDITORES DE SEÇÃO

Profa. Dra. Ana Carla Diógenes Suassuna Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brasil

Prof. Dr. Carlos Eduardo B. Moura, Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA, Brasil

Profa. Dra. Débora Andréa Evangelista Façanha, Universidade Federal Rural do Semiárido – Brasil

Prof. Dr. Frederico Ozanan Barros Monteiro, Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA – Brasil

Prof. Dr. Genilson Fernandes Queiroz, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO, Brasil

Profa. Dra. Karoline Mikaelle de Paiva Soares, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brasil

MV, Me. Kilder Dantas Filgueira, Hospital Veterinário/Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brasil

Prof. Dr. Luiz Alberto Bermejo Asensio, Universidad de La Laguna, Tenerife, Espanha.

Prof. Dr. Marcelo Barbosa Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi -Árido, Brasil

Prof. Dr. Riccardo Bozzi, Università degli Studi di Firenze – Firenze, Itália

Valéria Veras de Paula, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brasil

EDITORES DE TEXTO E LAYOUT

Fernanda Araujo dos Santos, Brasil

Laysa Ohana Alves de Oliveira, Brasil

Muriel Lustosa Pimentel, Brasil

BOLSISTA DA AVB

Ana Carolina Damasceno Lopes, Brasil

Acesse aqui a página da Acta Veterinaria Brasilica