Alunos da Ufersa desenvolvem e doam projetos arquitetônicos para o município de Angicos

Estudante 19 de maio de 2017. Visualizações: 2754. Última modificação: 19/05/2017 09:14:29

Os projetos desenvolvidos pelos alunos serão apresentados e doados à Prefeitura de Angicos para que possam ser aproveitados pelo poder público local / Foto cedida

Um trabalho acadêmico que acabou gerando benefício para toda comunidade. Foi isso o que aconteceu com um concurso de projetos realizado na Ufersa em Angicos. Dentro da disciplina de Projeto Auxiliado por Computador (PAC) do curso de Ciência e Tecnologia, o professor Rogério Taygra lançou o desafio aos alunos de projetar uma Unidade de Educação Infantil – Creche, que atendesse as necessidades do município.

Com o desafio lançado, os alunos  pesquisaram sobre os programas governamentais de fomento à educação infantil, normas de construção e acessibilidade e fizeram incursões em campo, identificando as principais demandas da população. No final, cada equipe apresentou sua proposta na forma de um projeto arquitetônico completo, acompanhado das justificativas para cada uma das soluções propostas.

Os alunos pesquisaram sobre os programas governamentais de fomento à educação infantil, normas de construção e acessibilidade e fizeram incursões em campo, identificando as principais demandas da população / Foto cedida

A iniciativa começou em janeiro e já está dando os resultados. Os projetos desenvolvidos pelos alunos serão apresentados e doados à Prefeitura de Angicos para que possam ser aproveitados pelo poder público local. Isso significa uma economia para o município já que não vai precisar de recursos para fazer os projetos e também experiência para os estudantes envolvidos permitindo uma imersão na realidade complexa dos problemas locais.

“O projeto foi bem orientado. Além de complexo, foi bom para se ter noção da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na aula. Proporcionou-me pela primeira vez a sensação de aplicar um conhecimento e de me sentir em partes um engenheiro”, comentou o estudante da Ufersa, Ytalo Cleyton.

Para o professor Rogério Taygra, a Universidade, dentre suas atribuições, tem essa missão de contribuir para a solução dos problemas sociais da região onde está inserida, buscando a melhoria da qualidade de vida da comunidade como um todo. “Com base nessa premissa, buscou-se promover a integração entre os alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Ufersa Angicos com a comunidade, aplicando os conhecimentos adquiridos na disciplina de Projeto Auxiliado por Computador à solução de problemas reais enfrentados pela população”, finalizou o professor.