Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Fórum de Reitores do RN discute com Secretários a insegurança nas instituições

Gestão 17 de maio de 2017. Visualizações: 941. Última modificação: 17/05/2017 20:31:46

Entre as pautas do encontro, um assunto que preocupa as universidades públicas do estado: a falta de segurança e a criminalidade que rondam toda a comunidade acadêmica / Foto Cícero Oliveira

Nesta quarta, dia 17, aconteceu mais um Encontro do Fórum de Reitores das Instituições Públicas do Rio Grande do Norte. A reunião foi na UFRN e foi presididida pela Reitora, a professora Ângela Paiva Cruz, e contou com a presença do Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, do Reitor da UERN, o professor Pedro Fernandes, e também do Vice-Reitor do IFRN, o professor Marcos Oliveira.

Secretário Adjunto de Segurança do RN esclarecendo o que pode ser feito sobre o problema da criminalidade / Foto Cícero Oliveira

Entre as pautas do encontro, um assunto que preocupa as universidades públicas do estado: a falta de segurança e a criminalidade que rondam toda a comunidade acadêmica. Na reunião, que teve a participação da Secretária Estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa, e do Secretário Adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, o Tenente Coronel Florêncio da PM, os gestores das instituições relataram alguns problemas e temores vividos por alunos e servidores diante do avanço da criminalidade no estado.

O Reitor da Ufersa aproveitou a presença do Secretários para falar da insegurança que amedronta os alunos do Campus de Angicos. Os estudantes dizem que a criminalidade na região do Sertão Central está grande e que os casos de assaltos agora são comuns. Um levantamento feito pelo próprio Campus indicou que metade dos 1100 alunos matriculados na Ufersa Angicos já foi vítima de assalto ou de roubo pela cidade, principalmente na saída de casa para a Universidade e vice-versa.

O Reitor esclareceu que protestos já aconteceram para cobrar soluções e pediu uma audiência com os secretários de segurança do RN para acontecer em Angicos na presença de toda a comunidade local. O Tenente Florêncio aceitou o convite e uma data deve ser definida para este encontro. “Precisamos de algo emergencial, imediato para resolver essa questão da insegurança”, relatou Arimatea.

Os Reitores da UERN e do IFRN também relataram problemas de segurança nos campi das duas instituições. A Reitora Ângela Paiva da UFRN comentou a situação e disse que a criminalidade é um problema complexo que os alunos esperam soluções imediatas. Na ocasião, a Reitora levantou a proposta das instituições investirem em inteligência e aproveitar e desenvolver projetos que proporcionem mais educação e uma cultura de paz.

Os dois secretários presentes na reunião reconheceram o problema e lançaram alternativas para análise. O Tenente Florêncio sugeriu a entrada da Polícia Militar nos campi para fazer ronda gratificando os PMs com diárias operacionais. O representante da Secretaria de Segurança também pediu a colaboração das Universidades para a Polícia fazer capacitações e participar de projetos internos.

Segundo os gestores do Fórum, outras universidades do país já dispõem de projetos de segurança com parcerias firmadas com as Polícias Civil e Militar dos Estados. A ideia é consultar essas outras ações e analisar a viabilidade de se implantar também nas universidades potiguares. Também ficou definido a realização de um grande Seminário de Segurança para as 4 instituições discutirem maneiras de combater a criminalidade. A meta é a realizar este Seminário ainda no primeiro semestre.

“O caminho é a parceria. Entendemos que os municípios também podem colaborar com a segurança fazendo monitorando, investindo na guarda civil, trânsito, em escolas de tempo integral” destacou o Tenente Florêncio.

OUTRAS PAUTAS     

Além do problema da insegurança, a Reunião do Fórum de Reitores do RN desta quarta ainda aprovou o Regimento do Fórum, discutiu formas de implantar e abordar os Direitos Humanos nas instituições e por fim abordou a importância da Empresa de Fomento a Pesquisa do RN na participação das pesquisas das Universidades.

Gestores das Universidades Públicas do RN / Foto Cícero Oliveira