O Centro de Referências em Direitos Humanos do Semiárido, o CRDH da UFERSA, irá integrar o debate da Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Mossoró – CMM para debater políticas públicas para pessoas LGBT, sobretudo no combate à LGBTFobia em Mossoró.
A Audiência acontece nesta quinta-feira, dia 18 de maio, às 14h, no Plenário da Câmara, que está sediada na Rua Idalino de Oliveira, S/N, Centro. A iniciativa faz parte da programação da II Semana de Combate á LGBTFOBIA em Mossoró, da qual a Ufersa é parceira.
A programação começa nesta quarta, dia 17, às 19h com uma Roda de Debate sobre Políticas Públicas LGBT no Memorial da Resistência. No dia 18, a programação será na Ufersa com uma Mesa Redonda sobre o tema “As Pessoas LGBTs nos Espaços Sociais” no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão, às 9h. O evento segue até o dia 20.
A II Semana é uma realização da Rede DêBandeira e da Articulação Brasileira de Gays (ARTGAY) em conjunto com as instituições de ensino Ufersa e UERN, coletivos auto organizados e companhias de teatro que defendem a implementação de políticas públicas para a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais da cidade de Mossoró.
O evento tem o objetivo de levar para os diversos espaços da Sociedade Civil e Poder Público o debate sobre as questões de Gênero, Sexualidade, Identidade de Gênero, Cidadania LGBT e construção de Políticas Públicas para a população LGBT de Mossoró.
A Semana também faz referência ao dia 17 de Maio, Dia Internacional Contra a Homofobia, data onde a homossexualidade deixou de ser considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde – OMS.