“Terra Vermelha” abre CINE Humanidades, projeto de exibição de filmes debates

Extensão 12 de maio de 2017. Visualizações: 834. Última modificação: 12/05/2017 17:43:31

Cine Humanidade exibe filme Terra Vermelha/Foto: Cedida

A temática abordada nesse primeiro evento foi “A realidade indígena” com a exibição do Filme “Terra Vermelha” (2008), direção e roteiro do chileno Marco Bechis, bem como os demais roteiristas Luiz Bolognesi, Lara Fremder, produzido a partir da realidade enfrentada pelos índios Guarani-Kaiowá e descreve a perda espacial de seu território no Mato Grosso do Sul.

Após a exibição, aconteceu um debate com o professor doutor Thadeu Brandão, docente do Centro de Ciências Sociais, Aplicadas e Humanas-CCSAH, expondo algumas das dimensões da realidade indígena no Brasil e no Rio Grande do Norte a partir de forma participativa, contando com intervenções de estudantes, docentes e profissionais de componentes curriculares de cursos de graduação e de pós-graduação que estiveram presentes ao CINE Humanidades.

Por meio da audiência, a obras audiovisuais é seguida de debates e análises desenvolvidas por convidados e convidadas, intenta-se ainda a evidenciar questões subjetivas, sociais, culturais e históricas com diversidade e originalidade de enfoques. Também é objetivo do projeto dar destaque a produção audiovisual da instituição, cujo acervo é mantido pela biblioteca central, de forma a tanto divulgar essa produção como incentivar outros produtores e produtoras a desenvolver iniciativas no âmbito da Universidade.

Inicialmente, serão exibições de periodicidade semestral de filmes e curtas documentários na Universidade. Cada exibição será seguida de exposição estruturada de curta duração (entre 20 e 30 minutos) sobre alguma dimensão sensível da obra vista priorizando a participação de docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH), demais servidores/as interessados/as em contribuir com a difusão do conhecimento por meio da extensão universitária, na indissociável relação com o ensino e pesquisa, compartilhando o espaço com algum convidado/a externo/a da instituição ou mesmo do ambiente acadêmico.

Sob a coordenação da professora Ady Canário, o projeto CINE Humanidades nasce no contexto de discussões em torno de componentes curriculares de graduação, sendo uma realização de iniciativa a partir de professores/as de diversas áreas do conhecimento, do Centro de Ciências Sociais, Aplicadas e Humanas (CCSAH/UFERSA) e vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

As próximas sessões serão nos dias, horários e locais, abertas ao público interessado, a saber:

19/05 (SEXTA-FEIRA) – 7h 30 – Local: auditório da biblioteca central da Ufersa
Filme: “Cinco X favela: agora por nós mesmos”
Debatedora: Prof.ª Me. Naide Fernandes (UFERSA)

26/05 (SEXTA-FEIRA) – 7h 30 – Local: auditório da biblioteca central da Ufersa
Filme: “Olga”.
Debatedor: Prof. Me. Jairo Ponte (UFERSA)

09/06 (SEXTA-FEIRA) – 7h 30 – Local: auditório da biblioteca central da Ufersa
Filme: “Cinema, Aspirinas e Urubus”
Debatedora: Prof.ª Dr. Ludimila Serafim (UFERSA)

Cine Humanidade exibe filme Terra Vermelha/Foto: Cedida