Oficina de programação marca o Scratch Day na Ufersa em Mossoró

Estudante 7 de maio de 2017. Visualizações: 1086. Última modificação: 07/05/2017 15:24:12

O Scratch Day na Ufersa contou com a participação de 42 crianças e jovens / Foto Assecom Ufersa

No último sábado aconteceu o Scratch Day em cerca de 250 localidades ao redor do Planeta. Em Mossoró, as ações pelo dia aconteceram na Ufersa com uma oficina de utilização da plataforma Scratch aplicada para crianças acima de 8 anos. A oficina contou com a participação de 42 crianças e jovens de escolas municipais e filhos de servidores da Universidade.

Professor Idalmir de Souza, coordenador do Scratch Day na Ufersa / Foto Assecom Ufersa

O professor Idalmir de Souza foi o coordenador do evento na Ufersa e fez um balanço positivo do Scratch Day em Mossoró. “O evento foi ótimo, foi um sucesso Tanto os estudantes que trabalharam no evento, quanto aqueles que participaram fazendo o minicurso, adoraram. Conversei com 3 estudantes que estão no Ensino Médio e eles ficaram entusiasmados para fazer engenharia e assim aprender a programar. Algumas crianças que eu achava que não iria conseguir, programaram e fizeram jogos, os professores também gostaram”, avaliou o professor Idalmir.

O Scratch Day em Mossoró também contou com a coordenação da bióloga Cristiane Moura. A equipe de execução do evento foi composta por alunos e servidores da Ufersa, como os integrantes da equipe do Programa Ciência para todos no Semiárido Potiguar, do Projeto Divulga Energia e do PET de Engenharia Mecânica e de Energia.

O Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 no MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts como uma aplicação para Windows, OSX, e Linux. Essa linguagem não exige o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, sendo ideal para pessoas que estão começando a programar. O Scratch foi desenvolvido para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ele é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.

Equipe do Scratch Day na Ufersa
Scratch Day na Ufersa