Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa promove atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

Servidor 3 de maio de 2017. Visualizações: 1068. Última modificação: 03/05/2017 09:18:08

Aferição da pressão arterial é uma das ações planejadas / Foto cedida

A Ufersa, por meio da Divisão de Atenção à Saúde do Servidor, o DASS, realiza nesta quinta, dia 04, uma série de atividades para marcar o Dia Mundial da Saúde. A data oficial que marca essa comemoração é o 7 de abril, mas estrategicamente, a Divisão resolveu deixar as atividades alusivas para maio.

Segundo o DASS, essa ação tem o objetivo de desenvolver práticas de prevenção e de promoção da saúde do servidor. Inspirada na campanha sobre depressão da OMS para o ano de 2017, a Ufersa também inicia o projeto “Saúde Mental: Vamos falar sobre isso?”.

Pela programação, as atividades começam às 14h desta quinta com aferição da pressão arterial, avaliação de Índice de Massa Corpórea (IMC), orientação sobre alimentação saudável, massoterapia, espaço “Saúde Mental: Vamos falar sobre isso?”, exposição de fotos. Essas ações vão acontecer no Centro de Convivência do Campus Leste. Às 17h, está prevista para acontecer um exercício físico no Campus Leste. A concentração se dará no Bosque dos Juazeiros, em seguida acontece uma caminhada até o Ginásio de Esportes da Universidade e, na sequencia, a programação será encerrada com uma aula de ginástica aeróbica.

A Unidade Móvel do Homocentro ficará em frente a Biblioteca das 7h às 16h

DOAÇÃO DE SANGUE  – Paralelo as atividades do Dia Mundial da Saúde, a Ufersa também  promove nesta quinta, dia 04, mais uma campanha de doação de sangue. O ônibus do Hemocentro ficará no estacionamento da Biblioteca Orlando Teixeira, no horário das 7h às 16h. A campanha tem como objetivo contribuir para aumentar as reservas de sangue do Hemocentro, que se encontram, atualmente, em número insuficiente, interferindo, até mesmo, na realização de cirurgias.

As pessoas interessadas em doar sangue precisam estar bem, saudável; apresentar documento com foto emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional; ter entre 18 e 65 anos e pesar acima de 50 kg. Também é recomendado que o doador não esteja em jejum, que tenha repousado no mínimo 6 horas no dia anterior e que não tenha ingerido bebida alcóolica nas 12 horas anteriores. O doador também deve evitar o cigarro e a ingestão de alimentos gordurosos.