Reuniões do novo Consuni começam com moção de apoio às mobilizações contra Reforma da Previdência

Gestão, Responsabilidade Social 27 de abril de 2017. Visualizações: 1131. Última modificação: 27/04/2017 13:06:25

Representantes dos docentes, técnicos-administrativos e discentes durante reunião do CONSUNI |Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

A 4ª Reunião Ordinária de 2017 do Conselho Superior da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Consuni, nesta quarta-feira, dia 27, marca o início dos novos conselheiros que foram eleitos pela comunidade acadêmica no último dia 10 de abril. O presidente do Conselho, Reitor José de Arimatea de Matos, deu as boas vindas aos novos integrantes e falou do compromisso e da importância do Consuni para a Ufersa. O Reitor também destacou os desafios dessa nova gestão, que ficará à frente do Conselho pelos próximos 24 meses.

Entre os desafios do novo Conselho está a atualização do Regimento Geral da Ufersa. Na reunião desta quinta, a previsão era discutir 8 pontos, mas 3 foram retirados e 2 inseridos. O representante da Ufersa Pau dos Ferros, o professor Diego Farias, sugeriu colocar como ponto de pauta a criação de uma comissão eleitoral para a escolha do novo(a) diretor(a) do Campus. Já o represente dos técnicos, Allyson Bezerra, discutiu colocar em votação uma moção de apoio às mobilizações contra a Reforma da Previdência previstas para esta sexta, dia 28, em todo o País.

Moção de Apoio às Mobilizações:

MOÇÃO DE APOIO ÀS MANIFESTAÇÕES CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA NO DIA 28 DE ABRIL DE 2017

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) vem a público manifestar apoio ao Dia Nacional de Greve Geral que ocorrerá dia 28 de abril do corrente ano em todo o Brasil contra as Reformas da Previdência e Trabalhista propostas pelo Governo Federal.

A reforma da Previdência, pauta principal das manifestações, pretende mudar a idade mínima de aposentadoria, tanto para homens quanto para as mulheres e aumentar o tempo de contribuição.

O Conselho entende que as reformas propostas são verdadeiros retrocessos no que se refere aos direitos conquistados por trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, aprofundando as desigualdades sociais de forma mais radical do que as que atualmente são vivenciadas no país.

O apoio se estende aos servidores da instituição que decidiram paralisar as atividades funcionais, através de assembleias deliberativas propostas pelo SINTEST-RN– representante dos técnico-administrativos e da ADUFERSA – representante dos docentes. Logo, repudiamos qualquer medida que venha a penalizar os servidores que aderirem ao movimento.

Mossoró-RN, 27 de abril de 2017.

A nova composição do Consuni é formada pelos seguintes representantes:

CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE ANGICOS
Jacimara Villar Forbeloni