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Comunicação

Ufersa debate obra do geógrafo Milton Santos na educação

Pesquisa 20 de abril de 2017. Visualizações: 1219. Última modificação: 20/04/2017 16:06:55

Professor José Erimar dos Santos, docente da LEDOC, discute obra do geógrafo Milton Santos

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Discursos e Sociedade vinculado ao Centro de Ciências Sociais, Aplicadas e Humanas – CCSAH da UFERSA continua com a programação do ciclo de encontros temáticos. O ùltimo encontro, realizado na última quarta-feira, dia 19, no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, recebeu a palestra do professor doutor José Erimar dos Santos, docente da LEDOC/UFERSA e Líder do Grupo de Pesquisa: Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro.

O pesquisador abordou o tema “Concepções de Espaço, Lugar e Território aplicados à Educação a partir da obra do geógrafo Milton Santos”, discutindo conceitos chave da Geografia, espaço, território e lugar, a partir da obra de Milton Santos, enfatizando sua importância na compreensão da Educação, que apregoa à luz do teórico: “Hoje certamente mais importante que a consciência do lugar é a consciência do mundo obtida através do lugar”.

O encontro contou com a participação de educadores e de membros do grupo, professores/as da educação básica e ensino superior, estudantes de cursos de graduação e de pós- graduação da Ufersa, UERN e UFRN.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Discursos e Sociedade foi criado em 2015 e cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A coordenação é da professora Ady Canário, docente do Curso de Educação do Campo da Ufersa. Aberto aos(às) interessados(as) em participar e as parcerias, o Grupo oferta atualmente 3 linhas de pesquisas: Estudos em Linguística Aplicada: ensino inclusivo e bilíngue; Estudos sobre Formação docente, Identidades e Direitos Humanos e a linha de Estudos sobre Práticas de Leitura e Escrita no/do Campo e outros contextos.