Ufersa promove 2º Encontro de Estudantes Negros(as) e Cotistas

Ensino 19 de abril de 2017. Visualizações: 1648. Última modificação: 19/04/2017 14:42:14

O Coletivo Nacional de Juventudes Negra – ENEGRECER realizará junto à Coordenação de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social – CAADIS o II Encontro Auto-organizado de Estudantes Negros(as) e Cotistas da Ufersa. A programação terá início às 8h30, do dia 26 de abril, no Auditório da Biblioteca Orlando Teixeira, em consonância com a programação do 4º Seminário de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social – SEADIS, que este ano se realizará de 25 a 27 de abril, em Mossoró.

O encontro conta como espaço de trocas de experiência entre os setores da Universidade, que discutem sobre Combate ao Racismo, Cotas e o contexto geral em que vive o País. Irá propor ações de auto-organização dos negros/as e cotistas e com debate sobre “A Lei de Cotas (Lei 10.639) e as cotas na pós-graduação: caminhos para o Enegrecimento da Universidade frente à conjuntura atual, com a participação do discente Àtalo Silva, professor Luiz Gomes da Silva e a professora Ady Canário de Souza Estevão, ambos da UFERSA.

Terá também uma mesa sobre “Literatura Afrodescendente e Arte” com a presença do professor Diego Cesar Leandro (UFERSA) e da atriz e militante Lenilda Souza e demais convidados a ser confirmados.

A organização do encontro explica que a iniciativa marca a presença e a auto-organização dos estudantes negros(as) na Ufersa, as epistemologias, a cultura e a religião que é negada no conhecimento eurocêntrico, muitas vezes proposto. “A UFERSA já vem construindo seu enegrecimento com a Lei de Cotas no ensino superior, mas, precisamos ir além, por isso o encontro recebe o mote “lugar de negro é na ciência” buscando se levar o debate sobre as cotas na pós-graduação, além de ser um espaço de discussão frente aos atuais retrocessos, como a reforma da previdência”, defende a organização.