Uma das iniciativas mais importantes para o desenvolvimento das pesquisas de pós-graduação passa diretamente pelo financiamento de editais externos de fomento às pesquisas. Entre os 16 programas de pós-graduação stricto sensu vinculados à Ufersa, atualmente, 86 projetos de pesquisas de mestrado e doutorado são contemplados por editais de fomento.
Somente pelo edital de Bolsas de Formação Acadêmica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do RN – FAPERN, seis programas estão incluídos. São eles os programas de Ecologia e Conservação, Manejo de Solo e Água, Sistemas de Comunicação e Automação, Ambiente, Tecnologia e Sociedade, Ciência Animal e Ciência da Computação, esse último em parceria com a UERN.
Em atuação nestes projetos, ao todo, oito estudantes de pós-graduação da Ufersa recebem bolsas de financiamento. Visando promover e interiorizar as ações, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado promoveu o I Seminário de Avaliação de Pesquisa da Região Oeste do RN, no qual os pesquisadores apresentaram o andamento de seus estudos.
O encontro aconteceu na Faculdade de Educação da UERN. Além da Ufersa, o referido edital contempla ainda pesquisas da Universidade Federal – UFRN, da Universidade do Estado – UERN e do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra – IINN/ELS, com 42 quotas de bolsas de Mestrado e 28 de Doutorado.