CRDH da Ufersa discute Direitos Humanos e Acesso à Terra em curso de extensão

Extensão 31 de março de 2017. Visualizações: 1858. Última modificação: 31/03/2017 13:39:33

O Centro de Referências em Direitos Humanos do Semiárido, o CRDH, por meio do Programa Nacional de Extensão – Proext, irá realizar entre os dias 03 e 07 de abril, o módulo de abertura do I Curso de Extensão em Direitos Humanos e Acesso à Terra. O curso consiste numa formação jurídica básica, voltada as organizações, grupos e movimentos sociais que atuam na temática de reforma agrária e direito de acesso à terra e será realizado em três módulos.

Nesta primeira etapa, serão ministrados e discutidos conteúdos jurídicos sobre direitos humanos fundamentais (conceitos, origens, principais normas) e garantias processuais penais. Estarão presentes nesta etapa como assessores a professora da Universidade Federal de Goiás e advogada popular, Drª. Talita Rampin, membro-pesquisadora do Direito Achado na Rua e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da UnB, e o advogado criminalista Dr. Roberto Rainha, assessor jurídico do setor de direitos humanos do MST/SP e da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos/SP, membro da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP), pós-graduado em direitos humanos pela Escola Superior da PGE-SP.

Como momento de interação ampla entre os participantes do curso e a comunidade, serão ofertados dois espaços de debate abertos ao público em geral. Na terça-feira, 04/04, a professora Talita Rampin irá proferir palestra sobre direitos humanos e seus principais marcos normativos, e, na quinta-feira, 06/04, Roberto Rainha fará uma discussão acerca das garantias processuais penais presentes na Constituição. As duas programações acontecerão no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão da Ufersa (CTARN), às 19h.