Núcleo de Práticas Jurídicas da Ufersa desenvolve projeto de cidadania em escolas públicas de Mossoró

Extensão 30 de março de 2017. Visualizações: 2345. Última modificação: 30/03/2017 17:28:46

O trabalho da equipe é voluntário e tem um grande alcance pois educam as crianças ao respeito às diferenças desde cedo / Foto Eduardo Mendonça

O Núcleo de Praticas Jurídicas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido começou essa semana o projeto de extensão “NPJ nas Escolas” que visa trabalhar com crianças de 6 a 10 anos em escolas públicas de Mossoró. A iniciativa é coordenada pela Assistente Social do Núcleo, Janaína Holanda, e estudantes das áreas de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia  e Direito da Ufersa e de outras instituições de Ensino Superior.

Ao todo, cerca de 450 crianças devem ser acompanhadas até o fim do projeto / Foto Eduardo Mendonça

A equipe aborda temas diversos, como as diferenças sociais, inclusão, bullying, identidade e respeito com o próximo / Foto Eduardo Mendonça

O trabalho da equipe é voluntário e tem um grande alcance, pois educam as crianças ao respeito às diferenças desde cedo. Janaína Holanda explica que a forma lúdica e a dinâmica do trabalho apresentado ajudam os pequenos alunos a absorverem da melhor forma todos os ensinamentos.

A primeira unidade visitada foi a Escola Municipal Maria do Céu Fernandes e, nesta quinta-feira, 30, o projeto chegou a Escola Estadual Antônio de Sousa Machado, ambas no conjunto Nova Vida. Nas duas Escolas foram realizados 4 oficinas num total de 20 que serão desenvolvidas nas instituições mossoroenses com jovens do ensino fundamental. Segundo Janaína Holanda, o conjunto Nova Vida foi a primeira localidade escolhida pelo projeto devido a outras iniciativas desenvolvidas na área e pela vulnerabilidade social do conjunto.

Ao todo, cerca de 450 crianças devem ser acompanhadas até o fim do projeto. A equipe aborda temas diversos, como as diferenças sociais, inclusão, bullying, identidade e respeito com o próximo.

O NPJ nas Escolas é apenas um dos 34 projetos de extensão em execução atualmente pela Ufersa. Essas iniciativas buscam unir a teoria da sala de aula às práticas de forma que os alunos também possam vivenciar essas atividades complementares.

Paralelo a esse projeto das escolas, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Ufersa também desenvolve o “DH em Prática”, onde trabalha os direitos humanos no Centro Educacional para Adolescentes Infratores, o Ceduc. Também na linha do Direito, o NPJ em parceria com o Centro de Referência de Direitos Humanos, o CRDH, ainda pretende instalar em breve nas escolas os Núcleos de Justiça Restaurativa com o objetivo de resolver conflitos internos fazendo assim um trabalho de conciliação e de continuidade do Projeto NPJ nas Escolas.