Começa o II Encontro de Computação do Oeste Potiguar na Ufersa Pau dos Ferros

Estudante 28 de março de 2017. Visualizações: 1908. Última modificação: 28/03/2017 09:37:09

Este ano, mais de 500 participantes se inscreveram no Encontro. Um aumento de mais de 100% em relação ao ECOP de 2016 / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Desde ontem, 27, que as atenções da Ufersa em Pau dos Ferros estão voltadas para a segunda edição do Encontro de Computação do Oeste Potiguar, o ECOP. O evento começou com a participação de autoridades e estudantes no Auditório do Campus e prossegue até esta quarta, dia 29. Na solenidade de abertura, estavam presentes o Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Jean Berg Alves; o Vice-Diretor do Campus, o professor Glaydson Francisco Barros; a Coordenadora de Extensão do Campus, Hortência Pessoa e o Coordenador do Encontro, o professor Francisco Carlos Segundo.

O evento começou com a participação de autoridades e estudantes no Auditório do Campus e prossegue até esta quarta, dia 29 / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Este ano, mais de 500 participantes se inscreveram no Encontro. Um aumento de mais de 100% em relação ao ECOP de 2016. A grande procura dos estudantes foi bastante comemorada pelos organizadores. O Vice-Diretor da Ufersa Pau dos Ferros lembrou que o lema do brasão da Ufersa é florescer a ciência a partir da terra seca e o Encontro de Computação está fazendo isso, estimulando a pesquisa no semiárido.

O ECOP tem o objetivo de promover o desenvolvimento científico-tecnológico levando aos alunos das principais instituições de ensino do estado temas atuais voltados à tecnologia. Além de palestras, minicursos, mesas redondas, os participantes estão tendo contato com startups e empresas ligadas à inovação tecnológica do Estado e da região trazendo um ambiente de inovação e empreendedorismo ao evento. Pela programação, o ECOP também vai promover uma Hackaton e a I Olimpíada de Programação.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jean Berg Alves, afirmou que a marca do Encontro é a Interação entre ensino, pesquisa e extensão e também Interação entre os participantes já que há alunos de toda região. O Reitor, o professor Arimatea Matos, falou que o ECOP é uma boa iniciativa para estimular a pós-graduação no campus e, consequentemente, a graduação.

“Precisamos desses eventos para estimular o conhecimento, o ensino, a pesquisa e partir daí criar uma base para a pós-graduação. Aqui o primeiro passo é desenvolver uma especialização e depois partir para o mestrado. A região tem demanda para isso e a Ufersa Pau dos Ferros tem todo um envolvimento em suas ações, o que possibilita a execução dos projetos elaborados no campus. Temos a convicção que o ECOP será um sucesso”, avaliou o Reitor.

Os tópicos dos trabalhos desenvolvidos no Encontro estão relacionados com os temas Informática aplicada à Saúde e Engenharia Biomédica; Cidades Inteligentes; Engenharia de Software; Lógica e Teoria da Computação; Computação Gráfica e Processamento de Imagens; Informática Educacional; Redes de Computadores e Telecomunicações; Sistemas de Informação; Banco de Dados; Big Data; Automação e Robótica; Sistemas Embarcados e Modelagem Computacional.

Na noite de abertura, a palestra ficou por conta do professor do Departamento de Engenharia de Comunicações da UFRN, Vicente Ângelo de Sousa Júnior. O docente falou sobre Mercado de Trabalho e os seus desafios e oportunidades.

Confira mais informações sobre o II ECOP.

Palestrante da noite, professor Vicente Ângelo / Foto Eduardo Mendonça
Reitor José de Arimatea de Matos / Foto Eduardo Mendonça
Pró-Reitor de Pesquisa, Jean Berg Alves / Foto Eduardo Mendonça
Francisco Carlos Segundo, Coordenador do II ECOP / Foto Eduardo Mendonça