Centro Acadêmico de Agronomia da Ufersa comemora 49 anos de atuação

Reconhecimento 28 de março de 2017. Visualizações: 1347. Última modificação: 28/03/2017 16:21:02

Registro das atividades do Centro Acadêmico de Agronomia no inicio de sua história /Foto: Cedida

O Centro Acadêmico de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido comemora nesta terça-feira, dia 28 de março, 49 anos de atuação. Fundado nos anos iniciais da Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM, o Centro levantou importantes discussões ao longo da sua História. O engenheiro agrônomo Marialdo Santana da Cunha, egresso da ESAM, destaca temas como agricultura alternativa, revolução verde, reforma agrária e embates políticos como as Diretas Já, Impedimento de Collor, e, no âmbito da instituição, as Eleições Diretas para diretor da Escola.

“Fundado em 1968, ano que o nosso país passava pelo processo político bastante conturbado, em pleno Regime Militar”, relembra o engenheiro destacando a atuação social do Centro: “Tenho muito a agradecer a entidade e aos que fizeram e fazem da mesma um instrumento de lutas em prol da reforma agrária e de justiça social”.

Atualmente, o Centro Acadêmico conta com uma gestão de 10 pessoas, que se organizam no cenário local e nacional junto à Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB. As reuniões ordinárias acontecem semanalmente, todas as segundas-feiras, às 17h30, na sala 01 do Centro de Convivência, Campus Leste, aberta a todos os estudantes do curso.

Francisca Elisângela Maniçoba é graduanda de Agronomia e ocupa a função de 2ª coordenadora geral do Centro. Ela ressalta a articulação do coletivo de estudantes da Ufersa junto ao cenário nacional. “Compreendemos a importância de nos organizarmos nacionalmente participando dos espaços da FEAB, no Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia – CONEA para discutir questões inerentes ao curso, à situação agrícola e agrária nacional, avaliando e apontando perspectivas, com o intuito de apresentar propostas e formas de encaminhamentos que visem solucionar, ou apontar soluções para problemas levantados no evento”.

O CONEA já está na sua Estamos no 60º edição. Os centros acadêmicos tem papel importante na representação das demandas dos estudantes de graduação. “Eu estou no 2º período do curso de agronomia e me interessei pelo C.A. depois de uma passada da gestão em sala de aula na disciplina de Introdução à Agronomia. Recentemente, fiz parte da comissão organizadora da Semana Acadêmica do curso, que me deixou mais interessado”, relata o estudante Jonas Carapinta de Sousa, coordenador de comunicação do Centro Acadêmico de Agronomia da Ufersa.