Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Delegação do RN volta da Feira Brasileira de Engenharia com várias medalhas e credenciais

Estudante, Extensão, Pesquisa, Reconhecimento 26 de março de 2017. Visualizações: 67148. Última modificação: 26/03/2017 10:52:52

Delegação do RN que participou da FEBRACE 2017 na USP em São Paulo / Foto Assecom Ufersa

Estudantes e professores da rede pública estadual potiguar voltaram neste sábado para Mossoró com um total de 08 prêmios ganhos na última sexta-feira, dia 24 de março, na cerimônia de Premiação da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, FEBRACE 15, ocorrida na Universidade de São Paulo – USP.

Os alunos apresentaram os trabalhos científicos – desenvolvidos no âmbito do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar – durante toda a semana para centenas de avaliadores, entre professores da USP, estudantes de pós-graduação e cientistas de diversas instituições. Os professores orientadores tiveram a oportunidade de assistir palestras e discutir o papel das feiras de ciências para a educação. O Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar é uma realização da Ufersa em parceria com a Secretária Estadual de Educação do RN, UERN e IFRN.

Equipe de Baraúna RN sendo premiada durante a Febrace / Foto cedida

O primeiro trabalho a ser premiado foi “A utilização do produto “Bemisia’s” (Óleo de Algodão) nas plantas da região de Severiano Melo que são afetadas pela Mosca Branca (Bemisia tabaci)”. A pesquisa é de Millena Soares Barbalho, Maria Eduarda Costa Melo e Vicente Carlos Costa da Silva sob orientação das professoras Maira Cintia Lucena e Mikarla Rejane Macedo Costa. Eles receberam o Prêmio ABRIC de Excelência em Iniciação Científica da Associação Brasileira de Incentivo a Ciência.

Em seguida foi a vez do aluno Antônio Luis de Menezes Soares ganhar o Prêmio do Canal de Youtube Manual do Mundo, entregue pelos próprios apresentadores do canal, Iberê Tenório e Mariana Fulfaro, com seu trabalho “Tapete de Segurança: uma alternativa para prevenção de acidentes domésticos com crianças de 0 a 9 anos de idade”, sob orientação de Mauro Silvano Medeiros Pereira e Dennis Deniam de Albuquerque Ribeiro.

Da Escola Estadual Abel Coelho, de Mossoró, o trabalho “Propriedades do estrato glicólico feito a base da casca do caule do neem (Azadirachta indica)”, desenvolvido pelos alunos Jandson Isaia Nunes de Araújo e Jessi Emanuele de Sousa Lopes sob orientação da Professora Rita de Cássia Bezerra da Fonseca Moura ganhou o 4o Lugar em Ciências Biológicas.

Já os trabalhos Embacaju: Embalagem Biodegradável produzida a partir do Reaproveitamento da Folha do Caju (Anacardium occidentale) de Ekarinny Myrela Brito de Medeiros, Evely Yara de Oliveira Silva e Natália Alves de Lima sob orientação de Luísa Kiara Dantas Azevedo da Escola Estadual Professor Hermógenes Nogueira da Costa levou o 2o Lugar em Ciências Biológicas e também uma credencial para participar da MOSTRATEC 2017, em Novo Hamburgo/RS.

Delegação do RN na USP em São Paulo / Foto cedida

Entre os trabalhos do Rio Grande do Norte esse ano, o destaque ficou com os alunos Marcelo Abraão de Melo Ramalho e Beatriz da Costa Dantas. O trabalho deles, Madeco Sabugosa: Madeira ecológica proveniente da reutilização do sabuco e da palha do milho, levou três prêmios: Destaque Unidades da Federação, 2o Lugar em Ciências Agrárias e o prêmio mais desejado da FEBRACE: a credencial para a maior e mais importante Feira de Ciências do mundo a Intel ISEF.

A FEBRACE credencia 08 trabalhos anualmente para a ISEF e o anuncio do trabalho de Baraúna foi o último a ser feito, gerando grande emoção em toda a delegação. A professora Priscilla Raquel Gurgel Rodrigues, da Escola Estadual João de Abreu e orientadora do trabalho, descreveu a sensação. “Esse foi o primeiro ano que nossa escola fez uma feira de ciências, por isso convido todos os professores e entrar nesse mundo maravilhoso”. Das 8 credenciais distribuídas, apenas duas foram para trabalhos do Nordeste, o que deixou a conquista mais especial.

Os professores Felipe Ribeiro e Celicina Azevedo, precursores do Programa Ciência para Todos, vibraram com a conquista. “Foi muito emocionante, nosso objetivo aqui não é ganhar prêmios, até mesmo porque muitos dos trabalhos credenciados para a Intel são feitos em escolas particulares e Institutos Federais, que normalmente têm melhor estrutura e já trabalham a iniciação científica como parte de seus projetos pedagógicos há algum tempo”, comentou a professora Celicina. “Isso mostra que nossa escola pública do interior do RN, através do uso da MCAT,  têm condições de competir de igual para igual com qualquer outra escola, mesmo em desvantagem quando comparamos as estruturas físicas. O que faz diferença é o aluno. É no seu potencial que temos que investir e isso ultrapassa qualquer barreira imposta pela ausência de laboratórios”, ressaltou Felipe Ribeiro.

Alegria e comemoração com os resultados alcançados durante a FEBRACE / Foto Assecom Ufersa

O Programa Ciência para Todos, em parceria com a FEBRACE ainda premiou dois trabalhos com credenciais para participar da VI Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, que ocorrerá em outubro desse ano na Ufersa. O professor Carlos Eduardo subiu ao palco para representar nossa instituição e dar as credencias aos trabalhos premiados. Além dos trabalhos do Ciência para Todos, outros trabalhos do Estado, levados pelo IFRN foram premiados. Um deles é o trabalho do aluno Magno Matheus do Nascimento, de Natal, que levou uma credencial para participar da Genius Olympiad 2017, em Nova York, EUA.

A bióloga Cristiane de Carvalho, atual coordenadora do Programa comemorou as conquistas. “Ficamos aqui ansiosamente assistindo a cerimônia de premiação pela transmissão ao vivo e torcendo pelos nossos alunos e professores. Pelo segundo ano seguido, termos um trabalho do RN credenciado para a ISEF só mostra que nosso trabalho tem dado resultado”. Cristiane, que além de bióloga também é professora da Rede Estadual de Educação ressalta a importância da parceria entre as instituições. “Esse sucesso só é possível pela sinergia que existe quando unimos a Ufersa, a Secretaria de Educação do RN, a UERN e o IFRN com um mesmo objetivo”, destacou.

Neste sábado, 25, a equipe do Ciência RN recepcionou a comitiva campeã no Auditório da Proec na Ufersa em Mossoró. A delegação foi recepcionada com bolo e muita comemoração. O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, fez questão de participar da acolhida e falou da satisfação em ver a bandeira da Ufersa conquistando prêmios e reconhecimentos pelo Brasil afora. “Estamos muito orgulhosos de todos vocês que foram para São Paulo fazer bonito e mostrar que temos competência e qualidade com os nossos trabalhos e projetos aqui do interior potiguar. Isso nos estimula a crescer e buscar expandir o projeto. Os resultados do Ciência RN na FEBRACE só comprovam a força da Ufersa no cenário regional e nacional. Não é
à toa que hoje somos a 5ª melhor Universidade do Norte-Nordeste e a 32ª do Brasil”, agradeceu orgulhoso o Reitor diante de alunos, professores e pais que se empenharam durante a FEBRACE.

Confira como foi a Cerimônia de Premiação da FEBRACE 2017

Acompanhe a lista com todos os trabalhos premiados da Febrace aqui.

A seguir os 08 trabalhos credenciados para a Intel ISEF 2017 pela FEBRACE 15:

– MADECO SABUGOSA: MADEIRA ECOLÓGICA, PROVENIENTE DA REUTILIZAÇÃO DO SABUGO E DA PALHA DO MILHO (1050) Marcelo Abraao de Melo Ramalho, Beatriz da Costa Dantas, Priscilla Raquel Gurgel Rodrigues (Orientador) E.E. João de Abreu Ensino de 1º e 2º graus, BARAUNA, RN AGR – 403 Engenharia Agrícola Projeto da Feira: VI Feira de Ciências do Semiárido Potiguar;

– INTERFACE CÉREBRO-COMPUTADOR DE LOOP FECHADO HOSPEDADA EM SISTEMA DE COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA PARA COMUNICAÇÃO COM PESSOAS INICIALMENTE CLASSIFICADAS EM ESTADO VEGETATIVO OU COMA (1309) Luiz Fernando da Silva Borges, Lucas Remoaldo Trambaiolli (Orientador), Diogo Chadud Milagres (Coorientador) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Aquidauana, AQUIDAUANA, MS ENG – 714 Biomédica;

– JUSTSTEP – PISO TÁTIL INTEGRADO A COMANDO DE VOZ (1481) Lorenna Santos Vilas Boas, Justino de Araújo Medeiros (Orientador), Andrea Cassia Peixoto Bitencourt (Coorientador) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Salvador, SALVADOR, BA ENG – 701 Eletrônica;

– UTILIZAÇÃO DE METABÓLITOS MICROBIANOS NO DESENVOLVIMENTO DE ALTERNATIVA PARA COMBATE DE KLEBSIELLA PNEUMONIAE (1188) Maria Vitória Valoto, Galdino Andrade Filho (Orientador), Fabio Luiz Ferreira Bruschi (Coorientador) Colégio Interativa, LONDRINA, PR SAU – 303 Farmácia Projeto da Feira: SITEC – Simpósio Interativa de Tecnologia e Ciência;

– TRANSFORMAÇÃO DOS RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS DO MARACUJÁ EM FILMES PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS (771) Juliana Davoglio Estradioto, Flávia Santos Twardowski Pinto (Orientador), Simone Hickmann Flôres (Coorientador) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório, OSORIO, RS AGR – 407 Ciência e Tecnologia de Alimentos;

– REDES BIOLÓGICAS E A RELAÇÃO ENTRE GENES E FUNÇÕES MITOCONDRIAIS COM O TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (905) Giovanna Lemos Ribeiro, Carolina Cappi (Orientador) Colégio Pentágono, SAO PAULO, SP BIO – 202 Genética Projeto da Feira: Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITECZN);

– SIMULAÇÃO DA DISPERSÃO DO AEDES AEGYPTI USANDO AUTÔMATOS CELULARES (1352) Marcella Linhares Menezes, Livia de Oliveira Rodrigues, Amanda Ozava Fernandes, Gustavo Montes Novaes (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Campus III – Leopoldina, LEOPOLDINA, MG EXA – 104 Ciência da Computação.

Comemoração com os resultados da Febrace 2017
Comemoração com os resultados da Febrace 2017
Comemoração com os resultados da Febrace 2017
Darlan Dantas, biólogo da Ufersa, um dos coordenadores da delegação do RN
Carlos Eduardo, professor da Ufersa, também coordenou os trabalhos na FEBRACE
Comemoração com os resultados da Febrace 2017
Comemoração com os resultados da Febrace 2017