Ufersa e Prefeitura de Mossoró firmam parceria para implantar sistema tecnológico no município

Gestão 24 de março de 2017. Visualizações: 6519. Última modificação: 24/03/2017 15:56:42

Autoridades da Ufersa e da Prefeitura de Mossoró durante a celebração do Termo de Cooperação / Foto Eduardo Mendonça

A Ufersa, por meio do Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, e o Município de Mossoró, por meio da Prefeita Rosalba Ciarlini, assinaram na manhã desta sexta, 24, o Termo de Cooperação para o desenvolvimento de vários projetos da Universidade no município. O acordo foi firmado no Salão dos Grandes Atos, no Palácio da Resistência, e teve a participação da equipe de Planejamento da Ufersa, o Pró-Reitor Álvaro Fabiano Macedo e a Chefe da Divisão de Convênios, Iara Kateucha, e também do professor Almir Mariano, que tem um grande conhecimento e uma boa experiência na execução de projetos de tecnologia e sustentabilidade.

Neste primeiro momento, a Universidade irá implantar e desenvolver o sistema SmartCity – cidade inteligente / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Do município estavam presentes a Vice-Prefeita, Nayara Gadelha, Secretários e Vereadores. Pelo Termo, a Ufersa oficializa parceria para desenvolver na rede pública municipal projetos e programas nas áreas de educação, saúde e agricultura. Neste primeiro momento, a Universidade irá implantar e desenvolver o sistema SmartCity – cidade inteligente – com o objetivo de melhorar o acesso e a execução dos serviços nas Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento e também nas Escolas Municipais. Com o sistema, a expectativa é que a população tenha acesso a agenda de consultas e resultados de exames no próprio celular, por exemplo. Ainda pelo termo firmado, a Ufersa entra com o trabalho e com as pesquisas de professores e de alunos e a Prefeitura entra com um investimento de R$ 130 mil. Os recursos serão empregados, principalmente, para custear as bolsas dos estudantes.

O Termo de Cooperação ainda estabelece que cada projeto e programa tenha um plano de trabalho assinado pela Universidade e pelo Município. E nesse contexto, já existem outras ações sendo planejadas entre Ufersa e Prefeitura, como é o caso do Projeto Horta Didática para as escolas municipais.

A Prefeita Rosalba disse que os resultados desse termo serão observados a médio e longo prazo e agradeceu o empenho da Ufersa e dos profissionais envolvidos nas ações de cada projeto. “A Ufersa tem um trabalho marcante desde os tempos de ESAM e esse apoio de agora é fundamental. Aqui estamos juntando ideias e buscando parcerias para Mossoró e acredito esse Termo assinado com a Universidade vai dar muito certo”, avaliou Rosalba.

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, mostrou o compromisso da instituição com o desenvolvimento da cidade e de toda região e se colocou a disposição para aumentar as parcerias. “Temos muitos professores e alunos dedicados com projetos que podem melhorar a cidade. Um exemplo disso é o Programa Acesso à Terra Urbanizada desenvolvido a partir da Ufersa de Pau dos Ferros por meio do professor Almir Mariano. O projeto hoje é uma referência nacional quando se fala em regularização fundiária urbana e queremos expandir essa e outras iniciativas pelo semiárido”, comentou o Reitor Arimatea.