Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Trabalhos da Feira de Ciências do Semiárido representam o RN na Febrace e na FIC de São Paulo

Estudante, Pesquisa 21 de março de 2017. Visualizações: 3787. Última modificação: 21/03/2017 08:46:35

Este ano, 13 trabalhos potiguares irão participar da Febrace entre credenciados por feiras afiliadas e selecionados diretos pela Feira da USP / Foto cedida

Começa nesta terça, dia 21, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP – a mais importante Feira de Ciências do Brasil, a Febrace, e pelo sexto ano seguido, professores e estudantes selecionados na Feira de Ciências do Semiárido Potiguar da Ufersa, representam o Rio Grande do Norte no evento.

Este ano, 13 trabalhos potiguares irão participar do evento entre credenciados por feiras afiliadas e selecionados diretos pela Febrace. Desses, 08 fazem parte da delegação do Ciência para Todos no Semiárido Potiguar que é financiada pela Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Norte e pela Ufersa.

O biólogo da Universidade, Darlan Dantas, que acompanha o grupo, diz que a expectativa é muito boa, pois os trabalhos melhoram a cada ano. “Esperamos que nossos alunos possam mostrar essa qualidade ao público na Febrace”, destaca.

O professor Carlos Eduardo, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, ressalta a importância do evento. “Essa é a Feira de Ciências mais importante do país, ocorre dentro da Poli na USP. Os olhares de grandes nomes da ciência brasileira estarão durante toda a semana voltados para esses jovens cientistas que trazem brilhantes ideias para compartilhar. Ano passado levamos 13 prêmios para nosso Estado, dentre eles, dois dos mais importantes. Esse ano  temos uma grande expectativa, mas os alunos sabem que o mais importante não é ganhar prêmio, que o prêmio já é estar aqui participando da Febrace e que essa experiência marcará a vida de cada um”, enalteceu o professor.

Além dos dois servidores, o aluno de graduação de Ciência e Tecnologia da Ufersa e bolsista do programa, Bruno Soares de Carvalho, também está acompanhando o grupo dando suporte necessário a participação dos alunos na feira. “A Febrace é uma experiência importante para os participantes, mas também para quem organiza feiras de ciência. Ela é uma referencia para nossas feiras estaduais e regionais e o aprendizado reflete nas próximas edições de nossas feiras no RN”, comentou Bruno.

Dos 08 trabalhos, 05 foram credenciados pela VII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar e 01 pela Feira de Ciências da 13a DIRED. Dois trabalhos foram selecionados diretamente pela Febrace.

Os projetos do RN foram selecionados na Feira de Ciências do Semiárido / Foto Eduardo Mendonça Assecom

De Mossoró participam 03 trabalhos:

– “The Book LTS (Long Time Support): Produção e Aplicação de uma rede social Educacional como meio de Ensino e Aprendizagem Básica” dos alunos Francisco Macel Soares de Aquino, Cristian Emanuel Mendonça de Oliveira e João Victor Oliveira de Lima sob orientação dos professores Francisco Pereira Dantas e Udsoneide Castro da Escola Estadual Aída Ramalho;

– “Embacaju: Embalagem Biodegradável produzida a partir do reaproveitamento da folha do caju de Ekarinny Myrela Brito de Medeiros, Evely Yara de Oliveira Silva e Natália Alves de Lima sob orientação de Luísa Kiara Dantas Azevedo da Escola Estadual Professor Hermógenes Nogueira da Costa.

– “Propriedades do estrato glicólico feito a base dá casca do caule do neem (Azadirachta indica)” desenvolvido pelos alunos Jandson Isaia Nunes de Araújo e Jessi Emanuele de Sousa Lopes sob orientação da Professora Rita de Cássia Bezerra da Fonseca Moura da Escola Estadual Abel Coelho,

Do município de Severiano Melo, participa o trabalho: “A utilização do produto “Bemisia’s”” (Óleo de Algodão) nas plantas da região de Severiano Melo que são afetadas pela Mosca Branca (Bemisia tabaci)” de Millena Soares Barbalho, Maria Eduarda Costa Melo e Vicente Carlos Costa da Silva sob orientação das professoras Maira Cintia Lucena e Mikarla Rejane Macedo Costa.

Da Escola Estadual Silvestre Veras Barbosa do município de Paraú participa o trabalho “Avaliação da ação inseticida do extrato do velame (Croton heliotropiifolius) no combate ao barbeiro (Trypanosoma cruzi)” dos alunos Nazca Matias Barbosa, Maria Lorena Aquino Silva e Walson Nathan Fernandes Peixoto orientados por Francisco Adalberto Lopes.

De Baraúna está presente o trabalho “Madeco Sabugosa: Madeira ecológica proveniente da reutilização do sabuco e da palha do milho” de Marcelo Abraão de Melo Ramalho, Beatriz da Costa Dantas sob orientação de Priscilla Raquel Gurgel Rodrigues da Escola Estadual João de Abreu.

De Tibau – cidade que ano passado teve o Professor Victor Silva do Carmo premiado como professor destaque da Febrace – leva esse ano, sob orientação do mesmo professor e da Professora Ieda Herculana Felipe dos Santos o trabalho “Sistema de Captação de fumaça através do método de impactação inercial e absorção em agua poluída e o seu tratamento através da evaporação solar e de um coagulante natural” das alunas Pâmela Cibelly Santos Silva e Sabrina Gomes de Araújo.

Por último, da Escola Estadual Onze de Agosto, de Umarizal – que ano passado teve o aluno Kevyn Danuway credenciado para participar da Intel ISEF, a maior feira de ciências do mundo – participa o trabalho “Tapete de Segurança: uma alternativa para prevenção de acidentes domésticos com crianças de 0 a 9 anos de idade” do aluno Antônio Luis de Menezes Soares, sob orientação de Mauro Silvano Medeiros Pereira e Dennis Deniam de Albuquerque Ribeiro.

Felipe Ribeiro, coordenador da Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido / Foto Eduardo Mendonça

FIC 2017 – Paralelo a Febrace também ocorre o 1o Festival de Invenção e Criatividade (FIC), que tem como objetivos divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem mão na massa em ambientes educacionais formais e não formais de todo o país. O evento é promovido pelos elo CITI (POLI-USP), Lifelong Kindergarten (MIT Media Lab), FabLearn (Stanford University) e Programaê (Fundação Lemann e Fundação Telefônica Vivo). Da Ufersa, irão participar do evento os professores Felipe Ribeiro e Celicina Azevedo, como parte da Fellowship do Desafio Aprendizagem Criativa da Fundação Lemann e do MIT Media Lab.

“O evento será uma grande oportunidade para conhecer iniciativas interessantes para educação mão na massa. Teremos também o primeiro encontro presencial com todos os fellows selecionados e a equipe da Fundação Lemann e do MIT Media Lab. Estamos ansiosos para esse momento desde o anúncio da seleção”, comentou entusiasmado Felipe.

A Febrace ocorre de 21 a 25 de março e o FIC de 21 a 23 de março, ambos são gratuitos e abertos ao público. Outras informações nos respectivos sites: wwwfebrace.org.br e www.ficmaker.org.br