Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Pós-graduação em Manejo de Solo e Água inicia semestre com entrega do Troféu Maurício de Oliveira

Estudante, Reconhecimento 21 de março de 2017. Visualizações: 1071. Última modificação: 21/03/2017 10:26:48

A aula inaugural foi marcada pelas boas vindas aos novos discentes. Na ocasião foram apresentados um histórico do Programa e os números de teses e dissertações defendidas desde 2012 / Foto cedida

Começou nesta segunda, 20, o semestre letivo 2017.1 do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água da Ufersa, o PPGMSA. A aula inaugural foi marcada pelas boas vindas aos novos discentes. Na ocasião foram apresentados um histórico do Programa e os números de teses e dissertações defendidas desde 2012. O Coordenador,o  professor Nildo Dias, enfatizou que o PPGMSA é um laboratório vivo no semiárido para auxiliar na formação profissional e científica de discentes em manejo de solo e água, tendo em vista as particularidades do semiárido. “O nosso curso oferece aos discentes os recursos para explorar, envolver-se e imaginar com pesquisas voltadas para as práticas de convivências com o semiárido”, destacou Nildo.

Professor Nildo (a direita) durante a entrega do Troféu Maurício de Oliveira / Foto cedida

No segundo momento da aula, o Coordenador apresentou as pesquisas e suas aplicações, bem como os artigos recentemente publicados pelos discentes permanentes, colaboradores e visitantes. E ainda falou sobre os programas de intercâmbio, os projetos e parcerias internacionais, o simpósio anual realizado anualmente pelo PPGMSA e a participação dos discentes e docentes em eventos nacionais e internacionais. No terceiro momento, o professor anunciou os discentes vencedores do I Prêmio Destaque Teses e Dissertações 2017 – Troféu Professor Maurício de Oliveira que foi um dos pesquisadores mais emblemáticos do Brasil na área de solos e nutrição de planta. O prêmio foi criado com o objetivo de valorizar o desempenho e a produção científica dos discentes e orientadores no programa e ainda estimular a reflexão e o desenvolvimento de novas propostas de teses e dissertações para a agricultura do semiárido. Nesta edição, foram premiados 3 discentes e seus orientadores, reconhecendo as novas práticas agrícolas e a conscientização socioambiental do semiárido.