Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Fórum das Universidades Públicas do RN discute Programa de Internacionalização

Gestão 11 de março de 2017. Visualizações: 2073. Última modificação: 11/03/2017 21:29:40

Reitora da UFRN, Ângela Paiva, e o Reitor da Ufersa, José de Arimatea de Matos / Foto Assecom Ufersa

Este sábado, dia 11 de março, foi de trabalho para os gestores que compõem o Fórum dos Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do RN. Pela segunda vez consecutiva, o Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, foi o anfitrião do Fórum e recebeu a Reitora da UFRN, a professora Ângela Maria Paiva Cruz, o Reitor em exercício da UERN, o professor Aldo Gondim, e o professor do IFRN, Jailton Barbosa dos Santos, que na ocasião representou o Reitor Wyllys Abel Farkat Tabosa.

O encontro dos gestores foi agendado de forma emergencial para discutir as estratégias do Programa de Internacionalização lançado esta semana pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Pelo cronograma, as Instituições de Ensino Superior precisam encaminhar à Capes um diagnóstico sobre as ações de internacionalização desenvolvidas pelas mesmas até o dia 04 de abril. Esse diagnóstico é a primeira etapa de uma série de trabalhos que as Instituições precisam fazer para ser contempladas com recursos do Programa de Internacionalização “Mais Ciência, Mais Desenvolvimento”.

Na presença de Pró-Reitores de Pesquisa e de Planejamento e de representantes  de Secretarias de Relações Internacionais, os gestores do Fórum debateram a melhor forma de levantar os dados e de como buscar uma estratégia para deixar o projeto das Instituições potiguares bem argumentado e assim ser aprovado no prazo determinado pela Capes. O Programa de Internacionalização deve começar já em 2018 e terá um prazo de execução de 4 anos.

Pró-Reitores e Secretários de Relações Internacionais acompanhando a reunião do Fórum de Reitores / Foto Assecom Ufersa

Márcio Venício, Secretário de Relações Internacionais da UFRN / Foto Assecom Ufersa

O Secretário de Relações Internacionais da UFRN, Márcio Venício Barbosa, fez uma síntese do Programa explicado pela Capes. Segundo ele, os objetivos do Programa de Internacionalização “Mais Ciência, Mais Desenvolvimento” – nome ainda provisório – são: fortalecer e consolidar o processo de internacionalização nas Instituições de Ensino Superior brasileiras; construir parcerias institucionais no exterior para que as universidades brasileiras não só enviem estudantes, mas que recebam alunos também de fora; aumentar a qualificação de alunos e servidores.

Os Reitores da Ufersa e da UFRN comentaram sobre o Programa e defenderam autonomia financeira de forma que as instituições decidam de que forma os recursos serão utilizados de acordo com a realidade e demanda de cada universidade. Também foi debatida a necessidade de estimular os jovens para o estudo de línguas estrangeiras. “Precisamos pensar estratégias locais de como capacitar jovens do Ensino Médio a dominar um outro idioma antes mesmo de entrar na Universidade”, defendeu Márcio Venício da UFRN.

No final do encontro ficou definido que cada Instituição fará um diagnóstico sobre as ações de internacionalização para ser debatido em uma nova reunião. A data desse novo encontro ainda será definida.

PEC 395 – Na reunião deste sábado, a Reitora da UFRN, a professora Ângela Paiva, que também está a frente da Andifes, falou sobre a PEC 395 que está para ser votada em segundo turno esta semana na Câmara dos Deputados. A PEC em questão regulamenta o pagamento dos Cursos de Especialização nas universidades públicas e assim oferece uma segurança jurídica para as instituições. A Andifes defende a aprovação da PEC 395 como forma de regulamentar o pagamento das especializações que na maioria das vezes são procuradas por empresas para capacitação de mão-de-obra. Regulamentando esse pagamento, as instituições teriam como conseguir novos recursos e assim garantir um funcionamento melhor de laboratórios, por exemplo.

O encontro dos gestores foi agendado de forma emergencial para discutir as estratégias do Programa de Internacionalização lançado esta semana pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Foto Assecom Ufersa