Ufersa Pau dos Ferros 05 anos: crescimento com responsabilidade

Reconhecimento 10 de março de 2017. Visualizações: 2499. Última modificação: 13/03/2017 08:36:40

Comunidade Acadêmica em comemoração pelos cinco anos da Ufersa Pau dos Ferros / Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Trabalho, respeito e comprometimento. Esses três verbetes definem bem o Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido da Região do Alto Oeste, que nesta quinta-feira, 09 de março, fez 05 de instalação. Apesar do pouco tempo de existência, já representa um diferencial na região com a possibilidade de mudar a vida de muitos jovens através da educação.

Robson Ruam / Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

O crescimento não foi pequeno. De 2012 até hoje, o número de cursosde graduação passou de um, o Bacharelado em Ciência e Tecnologia, para sete. Hoje a Ufersa Pau dos Ferros, além do BCT, oferece o Bacharelado em Tecnologia da Informação, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia da Computação e o recém-criado curso de graduação em Engenharia de Software. O número de alunos passou de 300 para 1.300. Atualmente o Campus Pau dos Ferros conta com mais de 150 servidores, entre professores, técnico-administrativos e terceirizados.

Milena Linhares, estudante / Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Para tantas conquistas, a comemoração dos cinco anos da Ufersa Pau dos Ferros transcorreu com festa, reunindo num clima de confraternização toda a comunidade acadêmica. “Momento para relembrar a aula inaugural, o esforço da equipe e a necessidade de mudarmo-nos para a nossa casa, pois quem casa quer casa”, brincou o diretor da Ufersa Pau dos Ferros, professor Alexsandro Lima, ao se referir ao início, quando a Universidade ocupou três espaços no prédio do Instituto Federal.

Cícero de França, estudante / Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Para o diretor, o maior diferencial do Campus está nas pessoas. “Temos uma equipe que não se veem trabalhando em outro lugar e, esse comprometimento, é o nosso grande diferencial”. Alexsandro reconhece avanço obtido ao afirmar que “o sonho inicial foi concretizado, mais muitos outros estão sendo sonhados”.

Ao prestigiar o quinto aniversário do Campus Pau dos Ferros, o reitor da Ufersa professor José de Arimatea de Matos, enalteceu o trabalho da equipe, coordenada pelo professor Alexsandro, e classificou o momento de orgulho para a instituição e de grande importância para a região. “Aqui já temos resultados no ensino, na pesquisa e na extensão”, discursou, lembrando que a Universidade estará sempre aberta para novos convênios e parcerias. “O mais importante é que não diplomamos apenas profissionais, formamos cidadãos”, acredita o reitor.

O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rego, que está no terceiro mandato e que na ocasião da instalação da Universidade no município ocupava a mesma função no executivo, se pronunciou colocando a atual gestão a disposição da Universidade. “A Ufersa é um patrimônio da Região Oeste”, considerou, demostrando intensão em estreitar parcerias com a Universidade. “Grandes projetos virão, pois temos a percepção exata da importância da presença da Universidade em Pau dos Ferros”, afirmou.

PIONEIROS – Além do professor Alexsandro Lima, a professora Clécida Bessa, também foi dada a missão de iniciar as atividades em Pau dos Ferros. Ambos desenvolviam a atividade de docência no Campus Angicos. Clécida, que é natural de Pau dos Ferros, é testemunha do crescimento ocorrido nos últimos cinco anos. “Vejo a Ufersa Pau dos Ferros como um espaço de construção de sonhos pessoais e profissionais que trazem benefício para toda uma região”, definiu.

Para a primeira servidora técnica-administrativa efetivada no Campus, Lélia Nascimento, técnica em assuntos educacionais e também natural de Pau dos Ferros, a Universidade representa uma conquista para toda a região. “Como servidora percebo que muito do que o campus é hoje é resultado do comprometimento e da dedicação dos servidores – professores e técnicos – e também dos estudantes que é o nosso maior objetivo para estarmos aqui”, afirmou.

Mesa de autoridades durante celebração dos cinco anos da Ufersa Pau dos Ferros / Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

ESTUDANTES – A grande maioria dos discentes matriculados na Ufersa Pau dos Ferros é do Alto Oeste Potiguar, mas tem também aqueles que vem de longe em busca de concretizar o sonho. Esse é o caso de Robson Ruam Santana do Nascimento, natural de Barueri, São Paulo, e estudante de Tecnologia da Informação na Ufersa Pau dos Ferros. “Representa aprimorar meus conhecimentos, além de crescimento profissional. Foi aqui que encontrei a oportunidade e abracei essa oportunidade”, resumiu.

Já Milena Linhares saiu de Jequié, no sudoeste da Bahia, para cursar Arquitetura em Pau dos Ferros. “Representa realizar meu sonho”, afirmou acrescentando “aqui encontrei um local privilegiado, com excelente estrutura, professores capacitados e ótimos amigos”.

Ao falar em nome das turmas, o estudante Cícero de França Neto, de Arquitetura, ressaltou o tratamento humanizado encontrado na Universidade. “Aqui somos muito bem recepcionados, acolhidos, o que é muito importante nesse desafio de enfrentar o novo longe da família”, afirmou. Cícero ressaltou ainda a oportunidade de participar como bolsistas em programas de pesquisa e extensão. Ele participa do Projeto Terra Urbanzada. “Ouvir de uma moradora de sítio: vocês estão mudando a minha vida é de grande importância para nós que estamos iniciando a vida profissional”, comentou emocionado o estudante.

Confira Galeria de Fotos com as comemorações dos 5 anos da Ufersa Pau dos Ferros