Ufersa apresenta Projeto Cidade Inteligente e Humana à Prefeitura de Mossoró

Infraestrutura 2 de março de 2017. Visualizações: 7887. Última modificação: 02/03/2017 11:46:52

O professor da Ufersa Pau dos Ferros, Almir Mariano, apresentou na manhã desta quinta, 02, o Projeto Cidade Inteligente e Humana ao Secretário de Planejamento da Prefeitura de Mossoró, Aldo Fernandes. O encontro aconteceu no Gabinete da Reitoria e contou com a participação do Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, e da servidora responsável pela Divisão de Convênios da Universidade, Iara Souza.

O objetivo do encontro foi mostrar ao representante do município que é possível transformar Mossoró numa cidade mais humana a partir de meios tecnológicos acessíveis a toda população. Entre as ações do projeto, o professor Almir mostrou algumas ações como os postes inteligentes que aumentam a intensidade da luz quando os pedestres se aproximam e os bueiros inteligentes com filtros e sensores que separam o lixo e avisam quando os mesmos precisam ser retirados. Também foram apresentadas ações para o transporte público com aplicativos de mobilidade, ações virtuais para a saúde e educação e o Espaço Camaleão Mossoró, com salas para capacitação tecnológica e realização de exposições e eventos.

Dentro do Projeto Cidades Inteligentes existe a proposta de construir o Espaço Camaleão Mossoró com salas para capacitação tecnológica e realização de exposições e eventos / Imagem cedida

O Projeto Cidade Inteligente e Humana partiu de um programa da Ufersa Pau dos Ferros já bem sucedido e reconhecido em nível nacional: o Acesso à Terra Urbanizada. Desde 2015 que esse Programa vem regularizando as áreas urbanas de 10 municípios do interior do Rio Grande do Norte. Até o momento, mais de 3 mil famílias foram beneficiadas e a expectativa é que o Programa seja ampliado com mais regularizações e capacitações agora para outros estados do Nordeste.

Professor Almir Mariano apresentando o Projeto ao Secretário Aldo Fernandes na presença do Reitor José de Arimatea e da servidora responsável pelos convênios da Ufersa, Iara Souza / Foto Eduardo Mendonça

A proposta da Ufersa é aproveitar a excelente experiência obtida com o Programa Acesso á Terra Urbanizada e também executar o Projeto Cidades Inteligentes e Humanas. Ainda pela proposta, os recursos viriam do Ministério das Cidades que já é o órgão que financia o Programa Acesso á Terra. Com o investimento aprovado e repassado, o poder público municipal e a Ufersa teriam condições de contratar estudantes da Universidade como bolsistas e realizar as ações do Projeto.

O Secretário de Planejamento de Mossoró saiu bem otimista da reunião. “Temos interesse em fazer parcerias com as universidades para enaltecer essa mão-de-obra que está nos laboratórios. Precisamos estreitar essas relações e colocar em prática o nosso pensamento”, avaliou o Secretário Aldo Fernandes.

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea, comentou a necessidade de se fazer os projetos. “Hoje precisamos de projetos e temos professores que sabem fazer e como chegar aos órgãos para aprovação, como é o caso do Professor Almir Mariano que já teve reuniões diretas com o próprio Ministro das Cidades. É preciso pensar grande e implementar aos poucos”, falou o Reitor.

Após a apresentação, ficou decidido que a Ufersa vai fazer um Termo de Cooperação com a Prefeitura para oficializar essas primeiras parcerias e buscar viabilizar o projeto. O município estabeleceu como prioridade a operacionalização dos sistemas e-SUS e e-DUC para melhorar a saúde e a educação locais. A previsão já é tentar apresentar a primeira parte do Projeto Cidade Inteligente na segunda quinzena de março em audiência com representantes do Ministério das Cidades em Brasília.