Projeto de documentário de aluno da Ufersa é selecionado para Festival do Canal Futura

Estudante, Reconhecimento 24 de fevereiro de 2017. Visualizações: 2063. Última modificação: 24/02/2017 17:47:32

Francisco Bezerra, aluno da Educação do Campo e selecionado pelo Canal Futura com mais um documentário / Foto cedida

Pela segunda vez o aluno da Licenciatura em Educação do Campo da Ufersa e bolsista do Núcleo de Audiovisual da Universidade, Francisco Bezerra, teve um projeto de vídeo selecionado para o 9º Chamado Público de Curtas 2017 do Canal Futura. O anúncio aconteceu na tarde desta sexta, 24. Mais de 550 trabalhos do Brasil inteiro se inscreveram e apenas 30 foram selecionados, entre eles está o projeto de curta “Carne de Santo” de Francisco Bezerra da Ufersa.

Com a história selecionada, Francisco agora fará um treinamento na Central Globo de Produções no Rio de Janeiro onde irá receber todas as orientações e consultorias para a execução do documentário. Pelo edital da seleção, o Canal Futura deve apoiar o curta com uma ajuda de custo.

Pelo roteiro, “Carne de Santo” vai levar para a telona a história real do senhor Damião de 80 anos. Um idoso negro, homossexual e rezadeiro que mora sozinho numa casa de taipa no município de Porto do Mangue. O filme pretende mostrar o dia a dia deste senhor que vive de doações.

Esta é a segunda vez que um projeto de audiovisual da Ufersa é selecionado pelo Canal Futura. Em 2015, a história de Dona Terezinha de Jesus, marisqueira de Porto do Mangue, ganhou as telas de documentário do Brasil inteiro com o filme “Mulheres da Lama”.

“Estou muito satisfeito e ainda sem acreditar que fomos selecionados mais uma vez pelo Canal Futura. Isso é fruto do nosso esforço do Núcleo do Audiovisual, do Curso de Educação do Campo e toda a Ufersa. Um aluno da Universidade que pela segunda vez tem seu trabalho reconhecido diante de centenas de outros projetos brasileiros é um grande feito que só nos deixa estimulados a fazer sempre mais e melhor”, comemorou Francisco Bezerra.