Estudantes de Biotecnologia criam Empresa Júnior do curso – EMBASA

Estudante 17 de fevereiro de 2017. Visualizações: 1932. Última modificação: 17/02/2017 15:37:39

Estudantes do curso de Biotecnologia em assembleia para aprovação do estatuto de criação da EMBASA | Foto: Cedida pelos estudantes

Os estudantes da graduação em Biotecnologia da Ufersa criaram a primeira Empresa Júnior do curso. A iniciativa está formalmente em vigor desde a assembleia realizada na última quarta-feira, dia 15, no Auditório do CCBS (antigo DCAN II), após discussão e aprovação do Estatuto Social da Empresa de Biotecnologia Aplicada ao Semiárido – a EMBASA, como assim ficou nomeada.

A empresa inicia suas atividades com uma sede em uma sala localizada no Complexo de Laboratórios de Biotecnologia e Ecologia da Ufersa, no Campus Oeste. O primeiro desafio da equipe será a organização de palestras, já previstas para este mês de março, voltadas à capacitação acadêmica dos alunos do curso e dos demais cursos da Ufersa.

Estudantes que articularam a criação da empresa Júnior no curso de Biotecnologia | Foto: Cedida

A nova Empresa Júnior da Ufersa tem por objetivo proporcionar condições necessárias à aplicação prática de conhecimento teórico-prático relativo à área de formação profissional em Biotecnologia, além de incentivar a capacidade empreendedora, visando o desenvolvimento intelectual e capacitação dos futuros profissionais, que permitam exercerem suas atividades de modo competitivo no mercado de trabalho.

O caminho até a aprovação do Estatuto foi longo e começou em 2015, durante o Encontro Nacional dos Estudantes de Biotecnologia, seguida reuniões e procedimentos, sob a tutoria do professor Lívio Carvalho de Figueirêdo, em conjunto com os estudantes Luís Fernando, Kewen Santiago, Breno Holanda, Johny Oliveira e Regis Fagundes.

Kewen Santiago, estudante do sexto período, destaca a importância da chegada da empresa para a consolidação do curso. “É um importante passo para o curso por promover a maior integração dos alunos, trazendo posteriormente mais oportunidades de vivência na universidade além do enriquecimento curricular, servindo como porta de entrada para o mercado de trabalho e reduzindo os níveis de evasão”.

As Empresas Juniores são uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formadas exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico, regulamentadas por lei.

Acesse o Estatuto Social EMBASA
Conheça a Lei de Empresa Júnior