Programa Semiárido Digital inicia atividades de formação nas comunidades rurais de Janduís

Extensão 15 de fevereiro de 2017. Visualizações: 757. Última modificação: 15/02/2017 17:25:59

Aula inaugural do Programa Semiárido Digital na cidade de Janduís | Foto: Cedida pelo programa

Com o objetivo de promover cursos básicos de informática nas comunidades rurais, o Programa Semiárido Digital iniciou suas atividades com a aula inaugural no último sábado, dia 11, nas comunidades de Setúbal e Pacuti, ambas no município de Janduís (RN). As aulas serão ministradas pelos alunos de Ciência da Computação e Bacharelado em Ciência e Tecnologia, que são bolsistas e serão instrutores do projeto que busca atender as necessidades e interesses de cada comunidade.

O Semiárido Digital é financiado pelo edital PROEXT/2016 e promove a estruturação de telecentros e casas digitais para formar multiplicadores em comunidades rurais de municípios do Semiárido Potiguar. No primeiro encontro, a equipe apresentou a proposta do curso de informática que será oferecido na modalidade presencial, com 40 horas/aula distribuídas durante 10 sábados consecutivos.

Integrantes do Programa Semiárido Digital durante aula inaugural em uma das comunidades rurais de Janduís | Foto: Cedida pelo programa

As coordenadoras do projeto, professora Danielle Casillo e a servidora Christiane dos Santos, fizeram uma breve explanação sobre os objetivos, metodologia e as ações que compõem o programa Semiárido Digital. A professora Danielle lembra a importância do Ensino, da Pesquisa e Extensão caminharem sempre juntas na Ufersa. “É preciso cada vez mais fortalecer a Extensão, levando o conhecimento adquirido na universidade para o público em geral”, defende ela.

Os municípios de Angicos, Apodi, Caraúbas, Fernando Pedroza, Janduís e Mossoró também são beneficiadas pelo programa Territórios Digitais do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) que busca oferecer acesso à informática e internet nas populações rurais e urbanas com a implantação das Casas Digitais e Telecentros.

No total, 11 Telecentros e Casas Digitais serão restruturadas e disponibilizadas nas comunidades contempladas para a formação por meio de palestras, eventos, cursos presenciais básicos de informática e cursos a distância com temas relacionados às necessidades e interesses de cada grupo assistido pela iniciativa. Serão discutidas, por exemplos, temáticas relacionadas à economia solidária, cooperativismo, sustentabilidade, agricultura familiar, entre outras.

Os cursos na modalidade a distância serão desenvolvidos pela equipe do programa em parceria com o Núcleo de Educação a Distância – NEaD da Ufersa.