Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Educação do Campo da Ufersa tem representação na UFCG

Estudante 9 de fevereiro de 2017. Visualizações: 2919. Última modificação: 09/02/2017 14:17:18

Professoras do Ledoc/Ufersa, Daniela Florêncio e Kyara Vieira, participam da na mesa redonda: A Educação do Campo e a Formação por Área de Conhecimento/Foto: cedida

Uma comitiva composta por estudantes e docentes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (Ledoc), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, representa a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, na IV Semana da Licenciatura em Educação do Campo e do III Encontro de Iniciação à Docência para a Diversidade da Universidade Federal de Campina Grande. Os eventos que acontecem simultaneamente até sexta-feira, 10, no Centro de Desenvolvimento do Semiárido (CDSA) em Sumé/PB, conta com a participação de 15 estudantes da Ufersa.

O encontro tem uma vasta programação, contando com mesas redondas, apresentação de relatos de experiências, pôsteres, comunicações orais, atividades culturais. O Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Ufersa participa com 16 trabalhos aprovados nas modalidades artigo completos, comunicação oral, relatos de experiência e documentários. Além da participação das professoras ”Daniela Faria Florêncio e Kyara Maria de Almeida Vieira na mesa redonda “A Educação do Campo e a Formação por Área de Conhecimento, como também na coordenação do Grupo de Apresentação de Trabalhos “Práticas Pedagógicas, Diversidades e Territórios Rurais”.

Ledoc/Ufersa se destaca com aprovação de 16 trabalhos/Foto: Cedida

Para a professora Kyara Maria de Almeida Vieira, atual coordenadora do Ledoc/Ufersa, a participação da comitiva tem sido de muito aprendizado e partilha de experiências e conhecimentos. “Uma oportunidade ímpar de intercâmbio entre alunos/as, docentes, instituições, com especial destaque para o fato de que esse intercâmbio se dá entre um curso jovem e em fase de institucionalização que é a Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Ufersa e um curso já consolidado, muito bem avaliado como a Licenciatura em Educação do Campo da UFCG”, considerou a professora.

Para Átalo da Silva, estudante da Ufersa e membro do Centro Acadêmico da Ledoc, o encontro está sendo realizado numa conjuntura de fortes tensões na política e na educação do país, e por isso discutir a educação pública, gratuita e de qualidade sob a perspectiva da Educação do Campo é discutir uma agenda de lutas por garantia de direitos historicamente negados. “O espaço tem sido um rico encontro de trocas de experiências e essa parceria tende a nos fortalecer enquanto futuros profissionais em Educação do Campo formados na Ufersa”, opinou.

Já para a estudante Ana Cláudia de Andrade Costa, bolsista do PIBIC, O evento está sendo excelente. “Muitas trocas de experiências importantes para serem levadas ao nosso curso na Ufersa”, afirmou, acrescentando “é uma pena que mais pessoas não puderam vir para o evento”.

Abaixo a lista dos trabalhos aprovados por discentes Ledoc/Ufersa:

  1. A biodiversidade de cupins e de outros invertebrados em cupinzeiros (Rodolfo Rafael Pascoal da Penha. Orientação Daniela Faria Florêncio).
  2. Rede Xique Xique de comercialização Solidária um espaço de educação não formal (Rodolfo Rafael Pascoal da Penha. Orientação da professora Daniela Faria Florêncio).
  3. História e memória: comunidades rurais do semiárido nordestino e suas práticas culturais (Ana Cláudia de Andrade Costa. Orientação da professora Kyara Maria de Almeida Vieira).
  4. Narrativas de um estágio: a medicina popular e a auto-organização das mulheres nas comunidades rurais de Mossoró-RN (Ana Claudia de Andrade Costa, Maria Adriana Viera das Graças. Orientação da professora Daniela Faria Florêncio).
  5. Sistematização do conhecimento durante o estágio curricular supervisionado – comunidade na Rede Xique Xique de comercialização solidária (Átalo da Silva Souza, Adriano Cavalcanti da Silva. Orientação da professora Daniela Faria Florencio).
  6. Histórias de vida da comunidade rural de Cacimba Funda Aracati-Ceará: Valorizando a identidade por meio de projetos didáticos. (Ana Cláudia de Andrade costa, Francisco Antônio de Sousa, Rodolfo Rafael Pascoal da Penha. Orientação da professora Ana Gabriela de Sousa Seal).
  7. Narrativas da experiência do Estágio Supervisionado I: Auto-organização das mulheres (Debora Raquel dos Santos, Maria Adriana Vieira das Graças. Orientação da professora Daniela Faria Florêncio).
  8. Movimentos Sociais e Educação do Campo, caminhos que se cruzam: Um estudo de campo no Sindicato Rural de Areias Alvas/Grossos – RN (Francisco Antônio de Sousa. Orientação do professor Luiz Gomes da Silva Filho).
  9. História e Memória: comunidade rurais do semiárido nordestino e suas práticas culturais (Ana Cláudia de Andrade Costa. Orientação da professora Kyara Maria de Almeida Vieira).
  10. Novos usos do território no semiárido norte-riograndense: a implantação de parque eólicos na microrregião geográfica de Mossoró/RN (Francisco Antônio de Souza. Orientação do professor José Erimar dos Santos).
  11. A escola e as mudanças da sociedade: um estudo na cidade de Aracati – CE, (Antônio Jefferson Lopes de Noronha. Orientação da professora Jhose Iale Camelo).
  12. Estratégias de convivência com o semiárido: agricultura familiar como meio de subsídio. (Aldefran Anderson da Silva e Antônia Diana da Silva. Orientação da professora Jhose Iale Camelo).
  13. Caminhos de cultura: Cinema do campo ao Mar (Pollyana Mirtis Alves de Oliveira, Francisca Josiele de Melo, Talita Marques Sena. Orientação da professora Kyara Maria de Almeida Vieira).
  14. História e memorias através dos idosos, compreender os processos de desenvolvimento da comunidade Sítio Pau Branco, Mossoró/RN (Ruan Ramon Torquato Dantas, Elizane Regina de Mendonça Teixeira. Orientação da professora Jhose Iale Camelo).
  15. Documentário: Agricultor Familiar um ser resistente (Aldefran Anderson da Silva, Antônia Diana da Silva. Orientação da professora Jhose Iale Camelo).
  16. História e Memórias: conhecendo a comunidade sítio Pau Branco, Mossoró/RN (Ruan Ramon Torquato Dantas, Elizane Regina de Mendonça Teixeira. Orientação da professora Jhose Iale Camelo).

Comitiva da Licenciatura Educação do Campo da Ufersa em evento regional no Campus da UFCG de Sumé-PB/Foto: Cedida