Ufersa discute gestão de convênios

Gestão 6 de fevereiro de 2017. Visualizações: 1052. Última modificação: 08/02/2017 08:43:25

Gestores da Universidade prestigiam I Workshop de Convênios da Ufersa que prossegue até quarta-feira/Foto: Eduardo Mendonça

De hoje, 06, até a próxima quarta-feira, 08, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento, realiza o I Workshop de Convênios. A proposta é atualizar a equipe técnica da Universidade e demais instituições parceiras (UERN e Prefeitura de Mossoró) sobre o Portal de Convênios – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV. “A ideia é explanar sobre a Portaria Interministerial, número 424, assinada no último dia 30 de dezembro, estabelecendo novas normas para a execução do decreto de nº 6.170, de 2007, que dispõe sobre as transferências de recursos da União para os Estados, Municípios e ONGs”, afirmou José Antônio Aguiar Neto, coordenador geral do SICONV, da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento. Confira AQUI a Portaria.

José Neto, do Ministério do Planejamento, expõe sobre mudanças relacionadas com repasse de recursos da União/Foto: Eduardo Mendonça

José Neto explicou que a nova portaria que entrou em vigor em janeiro propõe um novo modelo de gestão para as transferências de recurso realizadas pela União. “A meta é promover uma maior eficiência dos gastos públicos uma vez que verificamos a existência de um grande volume de recursos parados”, afirmou. A atividade de capacitação é de grande importância uma vez que cabe a Universidade nortear os municípios sobre a gestão dos recursos que são transferidos para os municípios. “São orientações para que os gestores públicos possam se organizar de forma mais dinâmica no que se refere à celebração, execução e prestação de contas dos recursos transferidos pela União”, resumiu Neto. O SICONV propõe um novo modelo de gestão de transferência.

Prof. José Domingues/Vice-reitor da Ufersa

A abertura do Workshop contou com a participação do vice-reitor, José Domingues, que ressaltou a importância da capacitação para os servidores da Pró-Reitoria de Planejamento. “Esse evento reflete o compromisso da equipe do Planejamento para com o controle e a transparência dos recursos públicos de forma a termos um trabalho cada vez mais eficiente”, afirmou o professor Domingues. Na ocasião, o secretário de planejamento da Prefeitura de Mossoró, Aldo Fernando, enalteceu a iniciativa da Ufersa em promover a capacitação. “Com as novas informações temos muito a aprender e fortalecer as parcerias entre a União e os municípios no que tange a transferência de recursos”, observou.