Última semana para inscrições no Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições

Processos Seletivos 30 de janeiro de 2017. Visualizações: 2180. Última modificação: 02/03/2017 09:01:20
Visão panorâmica da Campus Sede da Ufersa, em Mossoró. A Universidade mudou a paisagem do Semiárido nesse mais de uma década | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Campus Sede da Ufersa, em Mossoró| Foto: Eduardo Mendonça

Profissionais graduados nas mais diversas áreas do conhecimento poderão concorrer ao Mestrado Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições, oferecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. As inscrições vão começar no dia primeiro de 1º de fevereiro prosseguindo até o dia 10 de março. Para este ano, a Ufersa oferece 20 vagas para o mestrado interdisciplinar. A prova escrita será realizada no dia 04 de abril.

A pós-graduação visa à produção de conhecimentos inovadores sobre os modos de cognição contemporâneos, as estruturas e estratégias nas organizações e as tecnologias para potencializar a experiência dos sujeitos e melhorias no fazer de instituições e organizações sociais.

A proposta integra pesquisadores das áreas das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas; do campo Interdisciplinar, como Informática na Educação; da Administração; da Ciência da Computação; das Engenharias e da Saúde Coletiva.

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições possui duas linhas de pesquisa: A primeira “Desenvolvimento e integração de tecnologias na sociedade”, voltada para o desenvolvimento, a aplicação e o aprimoramento de materiais para o desenvolvimento e potencialização de processos cognitivos e subjetivos na experiência dos sujeitos e das instituições sociais e, a segunda, “Experiências humana, social e técnica”, que se inscreve no plano da cognição, da subjetivação, das mudanças que as tecnologias promovem nas instituições e na experiência humana, das metodologias e processos organizacionais na sociedade.

Poderão se inscrever para o Mestrado candidatos que tenham concluído cursos de graduação nas áreas das Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, Ciências da Computação, Ciências da Saúde e Engenharias, exceto tecnólogos. Ao todo, são 20, sendo 16 de ampla concorrência e 04 exclusivas para servidores da Ufersa. As vagas estão distribuídas com 08 para a linha de pesquisa “Desenvolvimento e integração de tecnologias na sociedade”, sendo 02 para servidores da Ufersa e, 08 vagas na linha de pesquisa “Experiências humana, social e técnica”, também com duas vagas para servidores com vínculo com a Ufersa.

A seleção será com a realização de prova escrita, analise de currículo e entrevista, sendo a prova escrita de caráter eliminatório. Esta consistirá em proposição de escrita aos candidatos a partir de pontos indicados pelas duas Linhas de Pesquisa do programa sobre temas envolvidos na área de Concentração do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições. A nota mínima para aprovação nesta etapa será 7,00 (sete).

As informações sobre as inscrições podem ser consultadas no site do PPGCTI: https://ppgcti.ufersa.edu.br/ e Confira AQUI o Edital.