Ufersa discute parcerias com a Prefeitura de Caraúbas

Gestão 28 de janeiro de 2017. Visualizações: 1875. Última modificação: 28/01/2017 09:51:21
Prefeito de Caraúbas, Juninho Alves, e o Reitor da Ufersa, José de Arimatea de Matos / Foto Assecom

O Reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, o professor José de Arimatea de Matos, e a equipe da Direção do Campus de Caraúbas da Ufersa se reuniram nesta sexta, 27, com a nova gestão da Prefeitura local para tratar de parcerias que já existem e de outras que devem ser firmadas.

O encontro aconteceu na sala de reuniões do Campus e contou com a participação do Diretor, o professor Daniel Freire Martins; do Vice-Diretor, o professor Francisco Brito Filho e do Assessor da Direção, o professor André Moreira. Pelo município de Caraúbas, estavam presentes o Prefeito, Juninho Alves; o Vice, Paulo Brasil; o Secretário de Educação, Francisco Antônio da Silva; o Chefe de Gabinete, Jaimar Gomes e o vereador, Antonio Pereira.

Em mais de uma hora de reunião, o Reitor explicou ao Prefeito a importância da Ufersa para Caraúbas e para a região. Hoje o Campus conta com mais de 1.100 alunos matriculados nos cursos de bacharelados e licenciaturas e mais uma centena de servidores efetivos, entre professores e técnicos, e mais colaboradores terceirizados que cuidam da limpeza, segurança e dos veículos do campus. “Isso representa um grande aumento de recursos na economia da cidade e da região”, explicou o Reitor.

Gestores da Ufersa e da Prefeitura de Caraúbas / Foto Assecom

Durante o encontro também foi discutido as parcerias que já existem entre prefeitura e Universidade como o Projeto de Robótica que leva ensino e tecnologia para alunos da rede municipal. A ideia é que o município amplie o projeto adquirindo mais Kits de Robótica e aumentando a participação dos alunos da Ufersa por meio de bolsas.

A Direção do Campus destacou que a Ufersa Caraúbas já possui uma Empresa Júnior na área da Engenharia Civil e que ela pode auxiliar o município com projetos de construção de casas sustentáveis. Outro ponto abordado foi a necessidade do município construir abrigos para os alunos da Ufersa que aguardam o transporte até a Universidade. O Prefeito, Juninho Alves, também destacou as intenções do município em firmar projetos de arborização na cidade.

“Com essas parcerias entre Universidade e Prefeitura todos saem ganhando, principalmente os alunos”, destacou o Reitor Arimatea.

Esta é a segunda reunião que a Reitoria realiza com prefeitos de cidades onde a Ufersa está presente. No final de 2016, um encontro semelhante aconteceu em Angicos, com o atual prefeito Deusdete Gomes de Barros. A expectativa é que outras reuniões aconteçam com o Prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, e com a Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini.

OUTROS COMPROMISSOS – O Reitor Arimatea Matos aproveitou a agenda em Caraúbas para visitar as salas de aula e dar as boas vindas aos novos alunos da Ufersa na região. Ainda em Caraúbas, o Reitor também fez uma vistoria na obra da Residência Universitária que já está sendo murada para receber os estudantes em breve. A previsão é que os serviços de acesso ao imóvel e o muro sejam concluídos em 2 meses e os primeiros moradores cheguem até o início do próximo semestre letivo. A Residência Universitária de Caraúbas foi construída com capacidade para receber até 160 alunos.

Equipe da Ufersa observando as obras da Residência Universitária de Caraúbas
Residência Universitária da Ufersa Caraúbas
O muro da Residência Universitária da Ufersa Caraúbas. Em até dois meses, o serviço deve ser concluído
Novos alunos da Ufersa Caraúbas