Edufersa inicia temporada 2017 de lançamentos com livro sobre educação do campo

Ensino 25 de janeiro de 2017. Visualizações: 1423. Última modificação: 25/01/2017 11:40:56

O livro traz narrativas sobre a educação do campo e a sua relação com o universo conectado em rede. / Foto Assecom

A Editora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido lançou nesta quarta, 25, no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a obra “À procura de Elementos Conectores entre a realidade dos Professores do Campo e o Universo Conectado em Rede”, de autoria de Márcia de Jesus Xavier. O livro traz narrativas e reflexões oportunas e é precedido pela publicação do Capítulo intitulado “De como as populações e educadores do campo foram sendo incluídos na legislação brasileira e da sua distância das TIC´s” que faz parte do Livro TOC TOC TOC! EU QUERO ENTRAR!, organizado por Ana Maria Netto Machado, lançado em 2012 em Santa Catarina.

O lançamento foi bem prestigiado e contou com a participação do Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, do Coordenador da Edufersa, Salemário Gaudêncio, da Coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo, a professora Kyara Maria Vieira e do aluno Francisco Bezerra, represente dos discentes.

Esta é a terceira obra lançada por Márcia Xavier / Foto Assecom

“É com grande satisfação que torno pública a minha narrativa acerca de um processo riquíssimo de pesquisa na área de educação, o qual procurou descobrir os laços tênues existentes entre duas realidades díspares e distantes: a realidade dos professores do campo e o universo conectado em rede. O foco da discussão é a formação docente para atuar no campo”, destacou a autora.

Márcia ainda destacou as conquistas e os desafios da Educação do Campo para os alunos da Ufersa, evidenciando que a população da zona rural também precisa de acesso às políticas públicas e a toda forma de tecnologia que hoje existe na cidade. O lançamento também foi uma espécie de despedida da autora que volta para a sua terra natal, Santa Catarina.

Os convidados enalteceram o trabalho produzido pela autora. O Reitor da Ufersa, o professor Arimatea Matos, agradeceu a contribuição de Márcia durante o período que esteve à frente da Secretaria da Pró-Reitoria de Graduação, do Núcleo de Educação à Distância, da Coordenação de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social e também pelo trabalho que realizou na Chefia de Gabinete da Reitoria.

O livro ficará disponível na Biblioteca da Ufersa. Além desta obra, Márcia é autora do livro didático Literatura Afro-Brasileira, o qual fez parte do curso de Especialização Uniafro e foi coautora do livro didático ” Prática de Ensino VI – Educação Especial e Inclusão”, ambos hoje fazem parte do banco de livros virtuais da UAB – Universidade Aberta do Brasil.

Reitor Arimatea Matos e Márcia Xavier
Francisco Bezerra representou os alunos da Ufersa no lançamento