Ufersa firma Cooperação Técnica e Científica com Emater-RN

Extensão, Gestão 12 de janeiro de 2017. Visualizações: 1671. Última modificação: 13/01/2017 08:02:33
Reitor José de Arimatea assina cooperação técnica e científica com a Emater para o desenvolvimento de atividades de pesquisas e extensão rural nos municípios da região/Foto: Felipe Cafrê

Formalizado na tarde desta quarta-feira, 11, cooperação técnica e científica entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater. A solenidade de assinatura aconteceu durante solenidade promovida pelo Governo do Estado para a entrega de 20 veículos, computadores, impressoras e balanças para prefeituras de diversos municípios do Rio Grande do Norte, além de sementes e mudas de caju precoce.

A cooperação entre a Ufersa e Emater é para a execução do Projeto Desenvolvimento de um modelo de implementação de tecnologias de convênio com o semiárido. O termo foi assinado pelo reitor, professor José de Arimatea de Matos; pela diretora da Emater, Cátia Araújo Lopes Muniz e, pelo governador, Robinson Faria.

Diretora da Emater, Cátia Muniz, e parceira da Ufersa nas atividades do Projeto/Foto: Felipe Cafrê

PROJETO – Para a implementação será constituído um comitê gestor composto por dez servidores das duas instituições (02 coordenadores, 06 supervisores e 02 gestores administrativos), cabendo a esse comitê a definição do plano de atividades, localidades beneficiadas e metas a serem alcançadas, bem como a seleção da equipe técnica para as atividades de campo. O projeto terá duração de dois anos e será desenvolvido em vários municípios do Rio Grande do Norte. Caberá a Ufersa arcar com todas as despesas de contratação dos estudantes bolsistas, técnicos especializados e demais profissionais.

O projeto tem valor de R$ 3 milhões com recursos da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. A Universidade também disponibilizará suporte administrativo, acadêmico e laboratorial, bem como acompanhará as atividades extensionista desenvolvidas in loco pelo projeto e supervisionadas pela Emater, além de processar os dados dos experimentos e publicar as informações em periódicos científicos. A Universidade dará ainda suporte nas pesquisas acadêmicas e nas visitas técnicas acadêmicas realizadas por alunos regulamente matriculados na Ufersa.

Caberá a Emater indicar as áreas mais apropriadas para a implementação do projeto desenvolvimento de um modelo de implementação de tecnologias de convivência com o semiárido levando em consideração as necessidades técnicas de pesquisa e das atividades de extensão, bem como acompanhar a atuação dos bolsistas nas atividades de campo, com o apoio logístico e operacional, bem como emitir relatórios mensais das atividades. O projeto terá vigência de janeiro de 2017 a abril de 2019, podendo ser prorrogado por igual período.