Gestores da Ufersa fazem balanço das ações de 2016 na Universidade

Gestão 23 de dezembro de 2016. Visualizações: 1448. Última modificação: 23/12/2016 14:02:33

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, realizou nesta quinta, 22, a última reunião administrativa do ano na Universidade com os pró-reitores (titulares e adjuntos), superintendentes e assessores. Foram horas de diálogos para debater o que foi feito e o que ainda precisa ser melhorado no quadro da instituição conforme planejamento do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional.

O PDI é um documento que foi lançado pela Pró-Reitoria de Planejamento em 2014 com uma série de metas de gestão a ser alcançada até 2019. Todos os setores têm objetivos a serem atingidos dentro desse Plano.

O ano de 2016 não foi fácil diante das instabilidades política e econômica que afetaram o país, mas no final houve um avanço e novas conquistas chegaram à Ufersa. O Reitor lembrou da liberação de uma parte dos recursos contingenciados que chegaram para a compra de usinas fotovoltaicas, aquisição de computadores, aparelhos de ar condicionados, equipamentos de laboratórios, entre outros investimentos. “Foram R$ 3 milhões de reais liberados e imediatamente empenhados para esses investimentos. Isso só foi possível graças a equipe do Planejamento que trabalhou arduamente para garantir todos os trâmites dos empenhos”, agradeceu o Reitor.

A Pró-Reitoria de Administração falou que 2016, apesar das dificuldades, foi um ano com uma melhor oferta de equipamentos laboratoriais, com cerca de R$ 2 milhões investidos. A Pró-Reitoria continua trabalhando em novos empenhos para garantir outras melhorias em todos os setores da Universidade.

O desafio e uma das grandes metas para o próximo ano será a informatização de todos os processos da Ufersa. Até outubro a perspectiva é que não haja mais processos físicos, apenas eletrônicos, o que vai gerar uma economia de tempo e de recursos.

Na Assistência Estudantil, a meta é aumentar o volume de bolsas ofertadas aos estudantes. O Reitor lembrou que atualmente cerca de 1.500 alunos recebem algum benefício da Universidade. Também foi abordada ações para melhorar a convivência dos estudantes na Universidade e trabalhos psicológicos e motivacionais para os discentes de Mossoró e dos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

Na reunião também foi definido a realização de reuniões trimestrais entre os gestores. A próxima deve acontecer em fevereiro com a entrega dos relatórios anuais de cada setor.

Reitor José de Arimatea de Matos / Foto Eduardo Mendonça
Pró-Reitor de Planejamento da Ufersa, professor Álvaro Fabiano Macedo / Foto Eduardo Mendonça