Projeto de Robótica da Ufersa é premiado em torneio estadual

Estudante, Extensão, Reconhecimento 14 de dezembro de 2016. Visualizações: 2307. Última modificação: 14/12/2016 20:17:52
Aluno da Ufersa, Allef Schmidt, melhor técnico durante o Torneio de Robótica da First Lego League / Foto cedida

Os integrantes do Projeto de Ensino Através da Robótica Educacional – Pensare – da Ufersa conquistaram mais 2 prêmios em Natal durante a First Lego League 2016, um Torneio de Robótica promovido pelo Sesi RN. A Robótica da Ufersa teve o melhor técnico da competição, o estudante Allef Schmidt, que conduziu a equipe Minion Storm da Escola Municipal Marineide Pereira, de Mossoró. O aluno Thaynon Noronha levou o prêmio de Solucão Inovadora também da mesma equipe.

O Coordenador do Pensare, o professor Sílvio Fernandes, fez um balanço das atividades do Projeto. “Essa é uma história cheia de superações que vai desde a aquisição de 1 kit da competição, passando por perda da sala do projeto e alocação em uma outra sala compartilhada, deslocamento dos alunos das escolas para treinamento na Ufersa, até a coroação desses guerreiros, quando cada um recebeu sua medalha”, lembrou o professor Sílvio.

Equipe de Robótica MinionStorm / Foto cedida

Para Allef, premiado no Torneio, o sentimento é de dever cumprido. “A sensação de alegria é imensa, pois no decorrer do projeto você vai conhecendo as dificuldades que cada aluno enfrenta, as vezes a falta de transporte, de um computador com internet ou até mesmo acesso ao conhecimento e informação vem por frear o potencial daqueles que fazem parte da rede pública ou vivem em situação de risco, essa tarefa não é solitária, mas coletiva. O Pensare tem sido fundamental tanto para a produção de conhecimento sobre o aluno quanto para o norteamento de uma possível carreira que o aluno deseja seguir no futuro”, destaca.

A equipe do Pensare da Ufersa que participou do Torneio é composta pelos estudantes Edel Mary, Caroliny Martins, Crisnara de Araújo, Alfredo Lopes, Raama Tagina e pelo professor Silvio Fernandes. Os recursos da viagem foram financiados pelo projeto “Inclusão Digital por meio de Robótica Educacional em Escolas Públicas de Mossoró” com recursos da Pró-Reitoria de Extensão da Ufersa e com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Mossoró.