UFERSA sedia Fórum de Reitores do RN e debate fortalecimento das Universidades

Gestão 9 de dezembro de 2016. Visualizações: 1329. Última modificação: 09/12/2016 16:50:57
Fórum dos Reitores MOssoró (1)

Professor José de Arimatea, reitor da Ufersa, e professora Ângela Paiva, reitora da UFRN, durante reunião do Fórum dos Reitores do RN |Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido sediou a última reunião, de 2016, do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 9, na Sala dos Conselhos, com a presença da professora Ângela Maria Paiva Cruz, reitora da Universidade Federal do RN – UFRN; da professora Cicília Raquel Maia Leite (PRORHAE) representando o reitor da Universidade do Estado do RN – UERN, professor Pedro Fernandes.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN – IFRN também integra o Fórum, mas não pode participar do encontro devido à agenda interna. O professor José de Arimatea de Matos, reitor da Ufersa, recepcionou o Fórum acompanhado do vice-reitor professor José Domingues e da equipe de Pró-reitores, chefia de gabinete e assessores. Iniciando a pauta do encontro, foi debatida a conjuntura nacional da educação pública no País e os caminhos para consolidação do Fórum como medida estratégica de fortalecimento das Instituições de Ensino Superior do Estado.

Ufersa recebe reunião do Fórum dos Reitores do RNn|Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

A professora Ângela Paiva, que também ocupa a presidência da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES, pontuou o momento delicado pelo qual passa as Universidades no contexto de greves de servidores técnicos e docentes, ocupações estudantis e medidas de contingenciamento orçamentário. “Precisamos dialogar com a sociedade sobre a importância do papel das Universidades nesse momento de profundas transformações”, alertou a reitora.

Na sequência, a plenária do Fórum deliberou pela atualização de dois importantes documentos, cujas novas contribuições propostas pelas Universidades serão apresentadas no próximo encontro a ser agendado para o primeiro semestre de 2017. O Regimento do Fórum é um desses documentos.  Ele delimita a caracterização, a forma de constituição, os objetivos, a forma de escolha da coordenação e o funcionamento do coletivo de reitores do Estado.

José de Arimatea, reitor da Ufersa
O Fórum de Reitores foi instituído neste ano e já, de imediato, editou um documento com o objetivo de apresentar elementos estratégicos para a ampliação e crescimento articulado entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado. O texto também será atualizado conforme o atual contexto de cada uma das Instituições e apresentado em 2017 com o nome de “Um novo ciclo de expansão do ensino de graduação nas Instituições Públicas de Ensino Superior do RN”.

“Os desafios são enormes para todas as Instituições, mas mesmo assim temos a certeza da necessidade de união neste momento, sobretudo para assegurar a consolidação do que já conquistamos para o ensino público superior de qualidade e inclusivo e também para nos planejarmos, de forma mais articulada, frente às oportunidades pelas quais teremos que trabalhar”, concluiu o professor José de Arimatea de Matos, reitor da Ufersa.