Simpósio da Ufersa aborda problemas do solo e da oferta de água no semiárido

Estudante, Pesquisa 7 de dezembro de 2016. Visualizações: 2105. Última modificação: 07/12/2016 14:42:30
Mesa solene de Abertura do I Simpósio de Manejo de Solo e Água \ Foto Assecom Ufersa

O Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água da Ufersa – PPGMSA, iniciou nesta terça, 06, o I Simpósio do Programa, o II Workshop de Manejo de Água de Qualidade Inferior e também o I Encontro do Projeto Casadinho PROCAD – Ufersa – ESALq – UFV. A abertura dos eventos aconteceu no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e abordou a temática “Convivência com o Semiárido: Uso Sustentável da Água e do Solo”.

Na abertura do evento, os participantes foram recepcionados com um recital do poeta cordelista Antônio Francisco que relatou versos relacionados à seca, poluição, desigualdades. O Coordenador do evento, o professor Nildo da Silva Dias, fez uma abordagem sobre os problemas que afetam o nosso solo e a oferta de água. De acordo com o professor, o planeta precisa de muito tempo para repor aquilo que tiramos dele durante um ano. “Um planeta pequeno, já velho, com bens e serviços limitados não suporta este projeto ilimitado”, alertou o professor.

Nildo ainda falou do avanço da desertificação e do uso indiscriminado do solo. O problema da oferta de água recebeu uma atenção especial. “Calcula-se que são retiradas e não renovadas, quase 200 bilhões de toneladas de água por ano. Essa é quantidade de água necessária para se produzir quase 200 milhões de toneladas de grão, suficiente para alimentar 600 milhões de pessoas”, explicou o professor.

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, que tem doutorado na área de irrigação, complementou dizendo que 70% da água retirada do ambiente é utilizada na agricultura. “O produtor quer saber da produção e nós na universidade precisamos procurar meios de como utilizar melhor esse recurso natural limitado”, reforçou o Reitor.

O palestrante convidado da abertura do Simpósio foi o professor da Universidade de La Laguna, na Espanha, Luiz Alberto Bermejo. O pesquisador fez uma abordagem sobre o Plano Hidrológico do Tenerife: um modelo para zonas áridas e semiáridas. A programação dos 3 eventos prossegue até sexta com a realização de minicursos, palestras e mesas redondas nos Auditórios da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão.

Luiz Bermejo, palestrante da abertura do Simpósio
Poeta Antonio Francisco