Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Criadores acompanham pesquisas de caprinos na Ufersa

Pesquisa 7 de dezembro de 2016. Visualizações: 884. Última modificação: 07/12/2016 15:00:57
Apresentação dos resultados das pesquisas de caprinos aos criadores \ Foto cedida

Apresentação dos resultados das pesquisas de caprinos aos criadores \ Foto cedida

Professores, pesquisadores e alunos realizaram na manhã desta quarta, 07 de dezembro, um encontro com criadores e produtores locais com o objetivo de apresentar resultados das atividades feitas ao longo de 2016 pela equipe de caprinos liderada pelo professor Marlón Feijó.

O encontro aconteceu no Prédio Central no Campus Oeste e contou com a presença de 20 criadores locais das comunidades rurais de Lorena, Solidão, Hipólito I e II e São Romão.

Equipe de pesquisadores de caprinos da Ufersa \ Foto cedida

Equipe de pesquisadores de caprinos da Ufersa \ Foto cedida

O foco do encontro foi voltado a caprinocultura que hoje cumpre um importante papel no Brasil e no Rio Grande do Norte. Os criadores puderam acompanhar as pesquisas quanto a qualidade do leite produzido no Oeste do RN, quanto a água fornecida aos animais e o potencial tecnológico do uso de plantas do semiárido como antisséptico. Essa análise microbiológica foi realizada no Laboratório de Microbiologia Veterinária.

No encontro, os pesquisadores mostraram que o leite de cabra produzido na região, muitas vezes apresenta características irregulares que depreciam a qualidade da matéria-prima, gerando assim a necessidade de um monitoramento do produto junto aos produtores.

Também foram discutidas as doenças que afetam as cabras como a mastite que é caracterizada por um processo inflamatório da glândula mamária, sendo responsável pelas maiores perdas econômicas do setor devido ao comprometimento da produtividade.