Diretora da Capes discute internacionalização na Ufersa

Internacionalização 5 de dezembro de 2016. Visualizações: 1888. Última modificação: 05/12/2016 18:40:34
Autoridades da Ufersa durante audiência com a Diretora Internacional da Capes / Foto Eduardo Mendonça Assecom

A Diretora Internacional da Capes, a professora Doutora da Universidade de Brasília, Concepta McManus, passou toda esta segunda, 05, cumprindo agenda na Ufersa em Mossoró. Inicialmente, a Diretora foi recebida pelo Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, e por alguns gestores da Universidade. O encontro foi na Reitoria onde também estavam o Vice-Reitor, o professor José Domingues Fontenelle Neto, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Jean Berg Silva, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Valéria Veras, e os professores Débora Façanha e Carlos Eduardo Alves.

A professora Concepta McManus é Diretora da Capes e professora da Universidade de Brasília / Foto Eduardo Mendonça Assecom

A professora McManus fez uma explanação sobre o contexto atual da internacionalização nas universidades brasileiras. Segundo a Diretora, nos últimos anos foram investidos cerca de R$ 15 bilhões só em intercâmbios e cursos de brasileiros no exterior por meio de programas como o Ciências sem Fronteiras. Também foi informado que 78% dos alunos que foram estudar no exterior eram da graduação. Pelos novos ajustes que estão sendo feitos, o processo de internacionalização deve ser institucionalizado e não mais individual como acontecia. Isso significa que as instituições irão selecionar os seus próprios alunos para participar de cursos e intercâmbios no exterior. A ideia é fazer uma espécie de consórcio entre as Universidades de forma que as grandes instituições, que tenham experiência na área da internacionalização repassem às técnicas para as pequenas.

“Nós queremos que as universidades pensem mais as bolsas, como o pesquisador está contribuindo não só para a sua formação, mas também para a formação da sua área de trabalho no país. Queremos estimular o estágio sênio, editais casadinhos e a participação de professor visitante”, destacou a Diretora McManus.

Com essas adequações acontecendo a expectativa é que mais alunos da pós-graduação sejam contemplados com a internacionalização. “As empresas de fomento como a Capes precisam investir mais na pós-graduação para melhorar a graduação. É preciso aumentar o volume de bolsas”, defendeu o Reitor Arimatea.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jean Berg Alves, as universidades agora precisam de uma política de internacionalização porque diante do novo contexto as responsabilidades irão aumentar. Para a Ufersa, o Reitor Arimatea defendeu a realização de um seminário integrador de forma a congregar as áreas da Universidade para também estimular a internacionalização.

Após a audiência na Reitoria, a Diretora da Capes ministrou palestra sobre o tema da internacionalização e a tarde participou de uma banca de defesa de doutorado, a convite da professora Débora Façanha.

Durante encontro na Reitoria, a professora McManus fez uma explanação sobre o contexto atual da internacionalização nas universidades brasileiras / Foto Eduardo Mendonça Assecom