Documentário “Plantar Saber” retrata iniciativa exitosa do projeto Horta Didática

Extensão 29 de novembro de 2016. Visualizações: 2026. Última modificação: 29/11/2016 16:06:07
Plateia cheia para acompanhar a exibição do Documentário sobre a Horta Didática / Foto Assecom

O Projeto de Extensão “Horta Didática na Escola” é uma iniciativa consolidada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido com diversas ações. Nesta última segunda-feira, dia 28 de novembro, mais uma exitosa proposta foi apresentada à comunidade com a exibição do documentário “Plantar Saber”, filme que aborda o trabalho desenvolvido há mais de três anos pelo projeto na Escola Estadual Francisca Martins de Souza.

Assista AQUI a integra do documentário.

A sessão do documentário aconteceu no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, no Campus Leste da Ufersa Mossoró, com a presença das crianças integrantes do Projeto, pró-reitores da Ufersa e comunidade em geral. O coordenador do Horta, o técnico-administrativo Giorgio Mendes, ressaltou a satisfação em ver a evolução das atividades, sobretudo com o envolvimento das crianças. “Hoje eu vejo que, o que está sendo retratado pelo documentário, eles reproduzem no dia a dia”, comentou ele.

Crianças acompanhando a exibição do Documentário / Foto Assecom

O Plantar Saber mostrar o caráter interdisciplinar do trabalho numa horta escolar ao envolver educação, meio ambiente, saúde e artes. A realização é da equipe de comunicação da Ufersa, tendo como diretor e roteirista o jornalista Passos Júnior. “A partir de uma contadora de história, a experiência da horta sai das páginas de um livro e passa a incorporar o ambiente escolar”, descreveu o jornalista.

O professor José Domingues Fontenele Neto, vice reitor, também prestigiou o lançamento do documentário e ressaltou a importância do projeto Horta Didática como exemplo para consolidar as ações de extensão da Universidade. O Plantar Saber mostra a importância da Universidade com a extensão universitária ao oportunizar a prática dos acadêmicos de Agronomia, Engenharia Agrícola, biotecnologia e Florestal e, a Licenciatura Educação do Campo.

O filme documentário conta com a participação especial da professora e contadora de histórias, Goreth Medeiros. A fotografia é de Eduardo Mendonça. Edição de Diego Faria. Finalização Carlos Adams e Higo Lima. Arte: Amanda Freitas. Assistente de Produção Luana Laíse e Felipe Freitas.

Público do Documentário Plantar Saber
Atores entrentendo o público antes da exibição do Documentário Plantar Saber