Reitor cobra recursos para o Segundo Tempo do Esporte e discute ações do novo Entreposto de Mel

Gestão 25 de novembro de 2016. Visualizações: 982. Última modificação: 25/11/2016 10:20:37

Deputado Federal Beto Rosado e Reitor Arimatea Matos durante audiência no Ministério dos Esportes / Foto Vanessa d'Oliviêr

Deputado Federal Beto Rosado e Reitor Arimatea Matos durante audiência no Ministério dos Esportes / Foto Vanessa d’Oliviêr

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, cumpriu agenda administrativa em Brasília durante toda esta quinta, 24. Na pauta, reuniões e encontros ministeriais para tratar sobre os projetos da Universidade. Toda a programação foi acompanhada pelo Deputado Federal, Beto Rosado.

No Ministério dos Esportes, o assunto foi a liberação dos recursos do Programa Segundo Tempo / Foto Vanessa d'Oliviêr

No Ministério dos Esportes, o assunto foi a liberação dos recursos do Programa Segundo Tempo / Foto Vanessa d’Oliviêr

A primeira audiência aconteceu no Ministério dos Esportes com o Chefe da Assessoria Parlamentar da pasta, Richard Gomes. O assunto abordado foi o Projeto Segundo Tempo. O Reitor cobrou do Ministério os recursos de R$ 283 mil já orçados para a iniciativa. Arimatea lembrou que na última edição do Projeto Segundo Tempo, 600 jovens da Ufersa foram beneficiados com a prática de atividades esportivas, número que equivale a 10% dos alunos só do Campus Mossoró.

Pelo projeto, educadores físicos são contratados para monitorar diferentes modalidades. “A Ufersa não possui curso de Educação Física por isso se torna muito importante ações como o (Projeto) Segundo Tempo. É a oportunidade de nossos jovens terem acesso ao esporte e a prática de atividades físicas”, justificou o Reitor.

O Assessor da pasta dos esportes afirmou que o projeto já está aguardando a liberação do dinheiro por parte do Ministério do Planejamento. Algumas universidades federais já receberam os recursos e a expectativa é que a Ufersa também seja contemplada. A previsão é que até o início de dezembro o Ministério dos Esportes tenha um parecer quanto à verba do Projeto Segundo Tempo.

Na ocasião, o Reitor também abordou a proposta da construção de ginásios nos campi da Universidade fora da sede. Hoje já existem projetos para a instalação de estruturas esportivas em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros e também um projeto de reformar o ginásio e outros equipamentos esportivos da Ufersa em Mossoró. O Ministério dos Esportes apoiou as iniciativas e afirmou que a proposta de orçamento da pasta para 2017 é da ordem de R$ 60 milhões. Recursos que poderão viabilizar a construção.

No Ministério da Ciência e Tecnologia, a pauta foi para tratar sobre o projeto do Entreposto de Mel / Foto Vanessa d'Oliviêr

No Ministério da Ciência e Tecnologia, a pauta foi para tratar sobre o projeto do Entreposto de Mel / Foto Vanessa d’Oliviêr

Depois de tratar do esporte, o Reitor Arimatea e o Deputado Beto Rosado participaram de uma audiência no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. O assunto tratado foi uma readequação do projeto do Entreposto de Mel para a Cooperativa da Agricultura Familiar do do Rio Grande do Norte, em Apodi. A construção da unidade tem o apoio da Ufersa e é fruto de uma emenda parlamentar do ex-Deputado Federal Betinho Rosado.

No encontro, Arimatea e Beto foram recebidos pelo Coordenador de Ambientes Inovadores da Secretária de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério, José Antônio Silvério. Os representantes potiguares levaram uma modificação na listagem dos equipamentos que serão adquiridos para o entreposto. “Pedimos agilidade no processo para adquirirmos os equipamentos da unidade junto a Ufersa já pensando na possibilidade de termos um bom inverno em 2017”, explicou o Deputado.

O Reitor reforçou que o projeto para a completa instalação do entreposto já está pronto. “Vamos fazer a licitação para a compra dos equipamentos assim que o dinheiro for liberado, a nossa meta é fazer essa licitação ainda esse ano”, comentou o Reitor.

O represente do MCTI recebeu as adequações e garantiu dar um retorno em até uma semana. Quando estiver funcionando, o entreposto vai beneficiar cerca de 2.700 famílias do interior potiguar que trabalham no setor apícola e também os estudantes da Ufersa por meio do Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte – Cetapis. Com esses equipamentos o entreposto poderá receber do Ministério da Agricultura o SIF – Selo de Inspeção Federal. O investimento da iniciativa é de mais de R$ 1 milhão.

Profissionais da Ufersa no manejo com abelhas. A Universidade também deve sairá ganhando com o entreposto |Crédito: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa