Ministro das Cidades garante continuidade do Programa Acesso à Terra Urbanizada da Ufersa

Gestão 25 de novembro de 2016. Visualizações: 2373. Última modificação: 25/11/2016 10:30:53
"Vocês fizeram o Programa, deram resultados, então vamos continuar” palavras do Ministro das Cidades Bruno Araújo / Foto Vanessa d'Oliviêr

“Vocês fizeram o Programa, deram resultados, então vamos continuar” palavras do Ministro das Cidades Bruno Araújo / Foto Vanessa d’Oliviêr

O Ministro das Cidades, Bruno Araújo, garantiu nesta quinta, 24, a continuidade do Programa Acesso à Terra Urbanizada desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido a partir do Campus de Pau dos Ferros. A garantia foi dada ao Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, que participou de uma audiência no Ministério, em Brasília, ao lado do Deputado Federal Beto Rosado. Também acompanharam a reunião, o coordenador do Programa na Ufersa, o professor Almir Mariano, e o Diretor do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos, Sílvio Figueiredo.

O Programa Acesso à Terra Urbanizada é financiado pelos Ministérios da Educação e das Cidades e tem o objetivo de realizar o processo de regularização fundiária urbana de interesse social em alguns municípios do Rio Grande do Norte. Em Brasília, o Reitor da Ufersa e o Coordenador do Programa fizeram um balanço da iniciativa ao Ministro. Até agora, 3.300 famílias de 10 cidades do interior potiguar foram beneficiadas com a regularização dos imóveis onde moram. O investimento foi de R$ 1,2 milhão.

A Reunião aconteceu em Brasília, na sede do Ministério das Cidades / Foto Vanessa d"Oliviêr

A Reunião aconteceu em Brasília, na sede do Ministério das Cidades / Foto Vanessa d”Oliviêr

O Programa foi bastante elogiado pelo Diretor do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos, Sílvio Figueiredo. “O trabalho está sendo executado com muito profissionalismo e hoje é uma ótima referência para outras universidades”, reconheceu Sílvio. O Ministro Bruno Araújo não só parabenizou a iniciativa como estimulou a equipe a ampliar o projeto para além do Rio Grande do Norte. Ele sugeriu fazer um projeto de capacitação para levar as informações e treinamentos presenciais para cidades do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O Ministro explicou que pretende disponibilizar recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC para o Programa Acesso à Terra Urbanizada. Para isso, uma Medida Provisória já foi encaminhada para diminuir a burocracia e favorecer que mais famílias sejam atendidas com mais qualidade e com mais economia. “Vocês fizeram o Programa, deram resultados, então vamos continuar”, reforçou o Ministro Bruno Araújo.

O Reitor Arimatea, Almir Mariano e Beto Rosado saíram bastante empolgados da reunião e avaliaram positivamente o encontro. O Reitor também apresentou alguns números da Ufersa para o Ministério reforçando a importância e a consolidação da Universidade no semiárido brasileiro. Na audiência ficou marcada uma visita de representantes do Ministério para entrega de títulos do Programa em Assú. A solenidade deve acontecer ainda em dezembro em data a ser definida.

Ações do Programa Acesso à Terra Urbanizada