Documentário retrata Horta didática na Escola

Extensão 24 de novembro de 2016. Visualizações: 2621. Última modificação: 24/11/2016 09:37:36
_DSC9661

Projeto de Extensão Horta Didática na Escola envolve estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Francisca Martins de Souza/Foto: Luana Laíse

Plantar Saber é o documentário que a Universidade Federal Rural do Semi-Árido lança na próxima segunda-feira, 28, a partir das 17h, no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, no Campus Leste da Ufersa Mossoró. O filme aborda o trabalho desenvolvido há mais de três anos pela Universidade, na Escola Estadual Francisca Martins de Souza, com o Projeto de Extensão “Horta Didática na Escola”.

_DSC0292

Os estudantes participal de todo o processo que vai do plantio, da colheita e do consumo das hortaliças/Foto: Luana Laíse

De forma lúdica, o documentário Plantar Saber mostrar o caráter interdisciplinar do trabalho numa horta escolar ao envolver educação, meio ambiente, saúde e artes. A realização é da equipe de comunicação da Ufersa, tendo como diretor e roteirista o jornalista, Passos Júnior. “A partir de uma contadora de história, a experiência da horta sai das páginas de um livro e passa a incorporar o ambiente escolar”, adianta o jornalista. A ideia é explorar a horta como importante instrumento de educação, oportunizando a vivência do saber apreendido, do saber prático e, do saber ser que é a mudança de comportamento a partir das experiências vivenciadas pelos estudantes do ensino fundamental no espaço da horta. Confira o trailer do filme Plantar Saber.

Credito- Eduardo Mendonça-4718

Passos Júnior/Foto: Luana Laíse

Passos Júnior/Jornalista
O documentário tem como maior protagonista a horta didática, um recurso didático capaz de envolver todos os atores que compõem o ambiente escolar. “É a horta mudando a rotina da escola, envolvendo toda à comunidade – estudantes, professores, merendeiras, familiares e demais servidores”, explica Giorgio Mendes, coordenador do Projeto de Extensão e idealizador do filme. São atividades teóricas e práticas que vão além do ambiente da sala de aula.

_DSC0382

Documentário Plantar Saber é uma produção da equipe de comunicação da Ufersa/Foto:Luana Laíse

O Plantar Saber também mostra a importância da Universidade com a extensão universitária ao oportunizar a prática dos acadêmicos de Agronomia, Engenharia Agrícola, biotecnologia e Florestal e, a Licenciatura Educação do Campo. “São personagens da vida real retratando as suas práticas dentro do Projeto de Extensão”, enfatiza Giorgio Mendes.

O filme documentário conta com a participação especial da professora e contadora de histórias, Goreth Medeiros. A fotografia é de Eduardo Mendonça. Edição de Diego Faria. Finalização Carlos Adams e Higo Lima. Arte: Amanda Freitas. Assistente de Produção Luana Laíse e Felipe Freitas.

plantar_saber